13 Outubro 2022      15:08

Está aqui

3.ª edição do Festival das Marias começa hoje no Alentejo

Tem hoje, quinta-feira, início a 3.ª edição do Festival das Marias, que se realiza em cinco concelhos do Alentejo e que tem uma programação, segundo a agência Lusa, com diversas “linguagens artísticas” que se cruzam com “uma perspetiva transversal da abordagem da mulher nos seus vários contextos”.

Organizado pela Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC), em conjunto com a companhia Lendias D’Encantar e com a Belic.Arte Cultura, a edição deste ano do Festival vai passar, até ao dia 22 de outubro, por Beja, Aljustrel, Mértola, Grândola e Santiago do Cacém. 

De acordo com um comunicado enviado à Lusa, a organização explica que este é um “festival pluridisciplinar de criação no feminino”, que “abarca diferentes linguagens artísticas e as cruza com uma perspetiva transversal da abordagem da mulher nos seus vários contextos de ação-reflexão”.

Esta iniciativa inclui também, de acordo com a mesma fonte, conversas “com mulheres que admiramos e que pensamos estarem a realizar um excelente trabalho de consciencialização do papel atribuído à mulher na sociedade atual”.

A inauguração do evento acontece hoje, às 18:00, em Beja. Mais tarde, o Teatro Municipal Pax Julia recebe um concerto de A Garota Não, com início marcado para as 21:00.

Este festival prolonga-se, tal como referido anteriormente, até ao dia 22 de outubro e inclui a realização de diversas iniciativas em vários locais da cidade de Beja, como os espetáculos de dança “Simulacro”, de Margarida Montenÿe e Carminda Soares (no dia 14), “Vital – Solo à morte de um carregador”, de Marta Jardim (no dia 15), e “A Imposição”, da CADAC (no dia 18), todos marcados para as 21:00 no Pax Julia.

A cidade de Beja vai ainda receber os concertos de Yaíma Orozco, do coletivo Crua e de Michelle Mara e as peças de teatro “Yorick – Ophelia merece morrer”, por Kamala Teatro, “El Baile”, pelo Teatro D’Dos, e “Monólogo de uma mulher chamada Maria e a sua patroa”, pela companhia Cassandra.

Pelo Cine Oriental, em Aljustrel, vão passar a peça “Fragmentos de Mujer Rota – Medea Escarnada”, pela companhia Zia La Malavitta (no dia 14), e os espetáculos de dança “A Imposição”, pela CADAC (no dia 15), e “Vital – Solo à morte de um carregador”, de Marta Jardim (no dia 16), começando todos às 21:30.

Já para Mértola, estão programados o espetáculo de dança “Simulacro”, da CADAC (a partir das 21:30 do dia de hoje, quinta-feira), um concerto de Michelle Mara (no dia 16) e o espetáculo musical “Lo que haces cuenta”, pela Escuela Encantanda (no dia 18), todos no Cineteatro Marques Duque.

Este evento passa também pelo litoral alentejano. O Cine Granadeiro, em Grândola, conta com a apresentação do espetáculo de dança “A Imposição”, da CADAC, esta noite, a partir das 22:00. Já o Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, recebe a peça de teatro “História da uma boneca abandonada”, pela Lendias D’Encantar (no dia 19) e um concerto do coletivo Crua (no dia 22).