4 Novembro 2022      14:42

Está aqui

3.º Congresso AMAlentejo em Estremoz a 18 e 19 de novembro

A 3.ª edição do Congresso AMAlentejo, com o tema “Semeando Novos Rumos – Desenvolvimento e Governação Territorial: Desafios e Oportunidades”, realiza-se em Estremoz nos próximos dias 18 e 19 de novembro.

No dia 18, as atividades decorrem no Auditório/Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições da cidade. A sessão de abertura está marcada para as 18:30 e vai contar com a presença de José Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, João Proença, presidente da Casa do Alentejo em representação da Comissão Organizadora do 3.º Congresso AMAlentejo, João Fortes, vice-presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Segue-se, às 19:30, a conferência “Cultura e Identidade no Alentejo”, com Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo. Este primeiro dia tem ainda dois momentos culturais dedicados à música, um com o Grupo de Jazz da Escola de Artes da Universidade de Évora e outro com o Grupo de Cantares da Academia Sénior de Estremoz.

O segundo dia do Congresso, que decorre no Teatro Bernardim Ribeiro, é marcado por dois painéis e uma Mesa Redonda. O primeiro painel, intitulado “Promoção do Desenvolvimento”, realiza-se na parte da manhã, conta com a moderação de António Figueira Mendes, presidente da Câmara Municipal de Grândola, e é dedicado aos temas “As políticas europeias para o desenvolvimento regional”, com António Dieb (sociólogo), “Turismo no Alentejo – Balanço e Perspetivas”, com Vítor Silva (presidente da Comissão Executiva do Turismo do Alentejo, E.R.T), “Evolução Demográfica – Causas e Efeitos”, com Maria Filomena Mendes (Doutora em Sociologia/Demografia e presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP), este ainda a confirmar, e, por fim, “Uma Visão Empresarial”, com Paulo Soares Oliveira (vice-presidente do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora). Vai também ser feita a apresentação da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, por Paula Garcia, coordenadora da Equipa de Missão Évora 2027, seguindo-se um debate. À tarde, às 14:30, tem início o segundo painel, desta vez sobre “Ambiente e Sustentabilidade”. A coordenação estará a cargo de Carmen Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo, e poderão ser ouvidas intervenções sobre os temas “Emergência Climática, Energia e Descarbonização”, por Pedro Horta (Investigador Coordenador da Universidade de Évora e titular da cátedra Energias Renováveis, Biodiversidade e Sistemas Produtivos), “Atuais opções agrícolas de gestão do solo e da água no Alentejo”, por Ricardo Serralheiro (Professor Catedrático no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora), e “Água: tratamento, reutilização, monitorização – da Antártida ao Espaço”, por Nuno Sidónio Andrade Pereira (professor do Instituto Politécnico de Beja). À semelhança do primeiro painel, este também chega ao fim com um debate. Às 16:30, começa a Mesa Redonda, durante a qual vai ser discutida a “Governação Territorial (Regionalização, Descentralização, Ordenamento do Território)" e na qual vão participar Luís Braga da Cruz (presidente da FLORESTIS – Associação Florestal de Portugal), Carlos Pinto de Sá (vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC), Fernanda Bacalhau (presidente da Junta de Freguesia de Galveias – Ponte de Sor) e Sérgio Barroso (diretor do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional Urbano). O responsável pela moderação será Paulo Neto, professor da Universidade de Évora e coordenador da UMPP – Unidade de Monitorização de Políticas Públicas.

A sessão de encerramento vai contar com a presença de António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, e de um representante da Comissão Organizadora do 3.º Congresso AMAlentejo.

A propósito desta iniciativa, vai realizar-se no dia de amanhã, 5 de novembro, pelas 15:00, na Casa do Alentejo (Lisboa), um debate sobre as acessibilidades ferroviárias e o seu papel para o desenvolvimento da região alentejana. O orador será o engenheiro Francisco Asseiceiro. 

 

Fotografia de eco.sapo.pt