Está aqui

Artigos publicados

Montenegro demitiu-se

Ontem ficou claro que o Primeiro-ministro assumiu uma estratégia suicida para o Governo e decidiu atirar o País para novas eleições, independentemente dos impactos desta decisão.

Será que Luís Montenegro assumiu propositadamente a sua falta de transparência e este combate perdido à partida para prejudicar deliberadamente o País? Acredito que não. Mas não há dúvidas que preferiu atirar o País para Eleições a continuar a ser exposto nas muitas questões empresariais ainda por esclarecer.

O Líder e o Ditador

Um líder sacrifica-se e faz-se sujeitar a coisas incríveis para defender os seus. Com humildade, foco na verdade e na realidade. Procura soluções e alianças. Prefere e procura sempre a cooperação como forma de engrandecer todos.

O ditador humilha os mais fracos. Sobrepõe a sua voz. Segue caminhos fáceis. É egoísta na estratégia. Limita a liberdade de imprensa. Sente necessidade de afirmar e dizer que tem o poder.

Fim anunciado da NATO?

A eleição de Donald Trump trouxe-nos uma viragem clara na política externa americana que, hoje, ameaça as mais antigas alianças económicas, mas também militares e pode, inclusive, levar ao fim da NATO, como a conhecemos desde sempre.

Assistimos nestes últimos meses ao acentuar de um virar de página na Ordem Internacional, marcada por constantes ataques ao Direito Internacional e ao Direito Internacional Humanitário, mas também à aceitação destas violações por países que sempre contribuíram para a normalização e o equilíbrio da ordem mundial.