Está aqui

Artigos publicados

Uma ideia de interior

Quando olhamos para o mapa de Portugal, a noção de "interior" desafia a lógica convencional da geografia. Afinal, o que significa realmente este termo num país tão pequeno, onde o mar nunca está longe e onde as distâncias internas são modestas?

A Europa portuguesa

Parece-me relativamente consensual a ideia do quanto Portugal avançou e se desenvolveu graças à entrada na União Europeia. Os dados mostram-no, a vida das pessoas confirmao. Comparando o nosso país com o que era no início da década de 80, a distância é tão grande que ao olhar para trás já não vemos o início do percurso.

Ainda assim, há um paradoxo inquietante: se a União Europeia é tão fundamental para o nosso progresso, porque sabemos tão pouco sobre ela?

A batalha pela memória

A memória exprime uma relação social pela hegemonia na sociedade. O que uma sociedade escolhe preservar na sua memória coletiva forma o solo fértil para o modelo de sociedade em que se quer viver. A memória é, por isso, uma batalha constante.

Cada indivíduo carrega a sua própria história, composta por vivências pessoais e relatos de terceiros. Se a memória que cada um tem da sua própria vida se vai modificando e se desvanece à medida que o tempo passa, o mesmo acontece com acontecimentos que não vivemos na primeira pessoa e que nos são narrados das mais diferentes formas.