Está aqui

Artigos publicados

A importância dos afetos na relação professor-aluno em Moura

O Cine-teatro Caridade, em Moura, acolhe no próximo dia 24 de outubro a conferência nacional “Quero Ouvir os Prós da Educação: A Importância dos Afetos na relação professor-aluno”.

Promovida pelo ComParte, esta é uma iniciativa do ciclo de conferências de lançamento do caderno "O início de muitas soluções: conhecermo-nos". Prós da Educação (jovens alunos e alunas) partilham, na primeira pessoa, o impacto que a relação professor-aluno tem na aprendizagem e ainda ideias e recomendações para transformar e reparar essas relações.

Évora recebe ‘Junior Padel Cup’

Os melhores jogadores jovens da capital de distrito alentejana podem conquistar ‘em casa’ o acesso à grande final do torneio, a realizar em Cascais. O ‘Junior Padel Cup’, competição promovida pela SW19 e inserida no Circuito Jovem da Federação Portuguesa de Padel (FPP), está prestes a avançar para a 7ª etapa, a realizar em Évora já no fim-de-semana de 26 e 27 de outubro, para abrir a oportunidade de representação de jovens talentos locais no torneio de âmbito nacional.

Centro Histórico de Évora recebe primeiro mural de Street Art

O centro histórico de Évora, Património da Humanidade, acaba de receber a sua "primeira intervenção de street art", segundo uma publicaçáo do Núcleo Universitário Design de Évora (NUDE).

Todos os transportes escolares passam a gratuitos em Sines

A Câmara Municipal de Sines aprovou ontem, 17 de outubro, por unanimidade, a assunção integral dos encargos com passes escolares dos alunos do ensino secundário.

A medida, com efeito a partir do presente ano letivo, 2019/2020, tem como objetivo segundo o município "o alívio das famílias desta despesa, contribuindo para a igualdade de acesso à educação e ensino e ajudando a prevenir o abandono escolar. A medida visa, ainda, promover a equidade, reduzindo assimetrias que se verificavam quando aplicados diretamente os apoios legalmente previstos para o transporte escolar".

III Regata Odiana traz novidades a Moura

A 3ª Edição da Regata Odiana decorre de 15 e 17 de novembro de 2019, na Barragem do Pedrogão, em Moura, no Baixo Alentejo.

A principal atração do evento é a Prova de Skiff (1 Remador) - Longa Distância (16 Km), onde participam alguns Atletas de referência do Remo (Nacionais e Internacionais), como Pedro Fraga, Nuno Mendes, Joana Branco, Diana Dymchenko, Bartłomiej Gasparski, Dariusz Sojka, William Woods, entre outros. Trata-se da prova desportiva mais extensa na modalidade de remo, que passa pelos municípios de Vidigueira, Moura e Serpa.

Em Viana do Alentejo mobiliza-se a população para elaborar o orçamento municipal

Embora as experiências em torno de orçamentos participativos se multipliquem pelos municípios, onde a população pode escolher uma ou mais entre várias propostas, de forma a que venham a constar no orçamento municipal do ano seguinte, elas dizem respeito ainda a muito poucas câmaras municipais e estão limitadas a parte do orçamento, nuns locais com valores mais substanciais, em outros, nem por isso. E outubro é o mês em que as autarquias trabalham e preparam os seus orçamentos.

Rali de Clássicos atravessa o Alentejo em 48 Horas

A vigésima quarta edição do 48 Horas Alentejo, uma das mais notáveis provas de automóveis clássicos de Portugal, regressa nos dias 1, 2 e 3 de Novembro à planície alentejana. Na sua edição de 2019, este rali de regularidade histórico, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, vai contar com um percurso que irá percorrer os concelhos de Beja, Serpa, Moura, Vidigueira, Ferreira do Alentejo e Grândola. 

Estrela em Alqueva eleita Aldeia dos Sonhos 2019

A Estrela é uma aldeia do concelho de Moura, no Baixo Alentejo.

Antes erguida sobre uma pequena elevação (o dito monte alentejano) e envolvida por outros montes, atualmente submersos pelo Alqueva, onde a população guardava os seus animais, vê-se agora como uma península rodeada pelo regolfo do Alqueva.

Santiago do Cacém vai publicar livro da vencedora do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca

No dia 19 de outubro, às 16h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, realiza-se o lançamento do livro vencedor da XII Edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca  – “Um Fiel Jardineiro e Outras Histórias”  da autoria de Maria de Fátima Ferreira Rolão Candeias, sob o pseudónimo MNEMÓSINE.

O adeus de Évora aos monges do silêncio

A Fundação Eugénio de Almeida assinala a despedida dos monges Cartuxos do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, com um programa institucional que se realiza no próximo dia 26 de outubro, a partir das 17 horas no Auditório e Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

Páginas