Está aqui

Artigos publicados

Temperaturas no Alentejo podem chegar aos 23º este fim-de-semana

Para este fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê temperatura pouco habituais para a época. A temperatura máxima vai subir, atingindo 23 graus em grande parte do País, assinalando-se Évora e Beja. Já Portalegre chegará aos 21 graus.

Quanto a mínimas elas andarão entre os 8 graus e os 11 graus.

Aljustrel recuperou o seu posto de CTT

Depois de no início desta semana Redondo reabrir o seu posto dos CTT, é a vez de Aljustrel reaver o seu, o que vai acontecer na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro.

Os CTT encerraram o ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos na altura pela ANACOM.

A Anacom recomendou em 2018  aos CTT, que suspendessem os encerramentos de estações, ou quando tal fosse inevitável, que passasse a encontrar um entendimento prévio com as autoridades locais.

Entrudanças, um carnaval no Alentejo, sem paralelo no mundo

Há tradições remotas que persistem tanto tempo que vamos esquecendo o que esteve na sua origem.

Um exemplo é o Carnaval ou o mais ancestral Entrudo, uma tradição hoje estranha à religião mas que surgiu pela religião, enquanto celebração popular e que acontecia nos três primeiro dias antes da Quaresma.

Mel de Alcácer do Sal quer vencer no XI concurso nacional de Mel

O município de Alcácer do Sal está apoiar a participão de 3 apicultores da região no XI Concurso Nacional de Mel que se realiza no dia 6 de março, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

Crianças da Amareleja recebem hoje parque infantil renovado

O Parque Infantil de Amareleja foi requalificado, através de numa parceria entre a Câmara Municipal de Moura e a Junta de Freguesia de Amareleja e reabre hoje para as crianças e famílias daquela freguesia alentejana.

Os trabalhos realizados contemplaram a remoção do piso existente e colocação de novo, assim como dos equipamentos para brincar, que foram substituídos por novos, que cumprem as normas de segurança atuais. Ao todo município e junta de freguesia investiram naquele parque 23 875 euros.

BE contesta instalação de olival intensivo junto a bairro em Estremoz

O eurodeputado do Bloco de Esquerda José Gusmão estará amanhã, 22 de fevereiro, pelas 11h00 em Veiros, no Bairro da Eira da Pedra Alçada, em Estremoz, para visita ao local onde estão a decorrer os trabalhos de instalação de um "olival superintensivo a 10 metros das habitações e contacto com os moradores", segundo comunicado.

Sines: Construção de central de hidrogénio de 3 mil milhões arranca em 2021

O Ministro do Ambiente Matos Fernandes adinatou hoje no Parlamento que a construção da central de hidrogénio em Sines arranca no início do próximo ano.

Com um investimento superior a 3.000 milhões de euros até 2030, apoiado “por fundos europeus e por financiamento do Banco Europeu de Investimento”, para “produzir um máximo anual de 175 mil toneladas de hidrogénio”, a central de hidrogénio em Sines vai posicionar Portugal como “exportador de energia verde”.

Sabe mesmo o que está a acontecer no Alqueva?

Muito se fala de Alqueva e de como mudou a paisagem do Alentejo, tornando-o mais produtivo e mais competitivo. Era essa a ideia. Contudo o Alqueva é também notícia pelo que produz e pelo que não produz. Para compreendermos o que se está a passar realmente em Alqueva em termos de produção agrícola é importante consultar o Anuário Agrícola de Alqueva de 2019.

Alqueva é palco do Monsaraz Windsurf Festival

A praia fluvial de Monsaraz recebe de 22 a 25 de fevereiro o Monsaraz Windsurf Festival. Esta competição integra a primeira etapa dos campeonatos nacionais das três classes de topo do windsurf, nomeadamente de Formula Windsurfing, de Formula Foil e de Raceboard, mas também o Windsurfing Course Racing Open.

Eutanásia: estudo diz que 73% dos portugueses são a favor

73% dos portugueses são a favor da despenalização da eutanásia. Aqueles que são contra, apontam a religião como causa principal para essa opção. Estas são conclusões de um estudo realizado pela multidados.com - the research agency - em parceria com a Guess What.

Páginas