Está aqui

Artigos publicados

Elvas vai abrir mais quatro igrejas a visitas turísticas

O Município de Elvas acordou esta semana financiar mensalmente a Fábrica Paroquial do Salvador e a Fraternidade Leiga de S. Francisco para que seja possível manter abertas ao público as igrejas de S. Domingos, Salvador, Domínicas e da Ordem Terceira de S. Domingos.

Mensalmente o Município vai pagar às entidades 300 euros para ajudar a suportar as despesas com responsáveis pelo período de funcionamento dos espaços religiosos. De hora em diante aqueles espaços passam a estar abertos de terça a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00.

Varanegra de Porco Alentejano quer reduzir "dependência" nacional do presunto espanhol

O Presunto Varanegra de Porco Alentejano, duplicou as suas vendas depois de se mostrar à Europa no concurso internacional me Frankfurt, segundo a empresa SEL, de Estremoz.

O Presunto Varanegra conta com 8 medalhas de ouro, 3 delas internacionais desde do início da sua produção em 2016, lembra a empresa, que adianta estar "empenhada em produzir o melhor presunto de Porco Alentejano (batizado em Espanha como Porco Ibérico 100%)" 

Descontos nos transportes no Alentejo "têm que abranger passageiros da CP"

O Presidente do Município de Vendas Novas, Luís Dias, é peremptório: "os descontos nos transporte no Alentejo têm que abranger os passageiros da CP". A exigência do autarca vem a propósito do Programa de Apoio à Redução Tarifária, conhecido por PART, e que neste momento significa um desconto de 60% no valor dos passes dos transportes públicos com origem no território abrangido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) mas que a CP não está a implementar junto dos utilizadores de transporte ferroviário.

Novas descobertas geram entusiasmo arqueológico no Alentejo

Marvão, Moura, Alandroal e Reguengos de Monsaraz estão a ser palco nos últimos dias de valiosas descobertas arqueológicas por um lado e de uma aproximação da população e visitantes por outro à riqueza arqueológica da região, aspetos que pelo menos não têm merecido nos últimos anos grandes referências na comunicação social.

Chocalhos, cães, animais de pasto e máquinas agrícolas na feira da alma alentejana

O chocalho, património da humanidade UNESCO, tem uma feira dedicada em Alcáçovas, no Concelho de Viana do Alentejo. O evento, que é mais do que uma feira e os organizadores preferem descrevê-la como uma grande homenagem à paisagem e tradição rural alentejana, por onde vagueiam bovinos, caprinos, equinos, ovinos e muares, animais representativos do uso do chocalho e da “paisagem sonora” alentejana e as máquinas agrícolas.

Évora ganha nova Unidade de Farmacovigilância do Infarmed

A mais recente Unidade de Farmacovigilância do país foi inaugurada esta semana em Évora.

Com a abertura desta Unidade na Universidade de Évora é roforçado o projeto de expansão do Sistema Nacional de Farmacovigilância em todo o território português.
Para além do próprio Infarmed, este Sistema compreende atualmente as Unidades Regionais de Guimarães, Porto, Coimbra, Beira Interior, Lisboa, Setúbal e Santarém, do Centro e Norte Alentejano, do Algarve e Baixo Alentejo, dos Açores e Madeira.

PSA Sines fecha acordo para investir 547 milhões de euros no Porto de Sines

A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente prevista para o Porto de Sines, deu "um importante passo" ontem com a assinatura do acordo entre o Governo e a PSA Sines, que permitirá "a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI".

Prova internacional em Reguengos de Monsaraz disputada por 732 atletas

As Piscinas Municipais Victor Martelo, em Reguengos de Monsaraz, vão receber de 19 a 21 de julho, 732 atletas de 77 clubes de seis países, de Portugal, Espanha, Rússia, França, Alemanha e Suécia, que vão disputar o 21º Campeonato Nacional Masters de Verão em natação.

Ao todo e durante os 3 dias decorrerão um total de 3.193 provas individuais. A primeira jornada, no dia 19 de julho, terá sessões às 10h e às 16h, no dia seguinte haverá provas a partir das 9h e das 16h, e no último dia têm início às 8h30 e às 15h30.

Litoral Alentejano: Novos tarifários nos passes permitem poupança até 500 euros ano

As populações dos cinco Municípios do Alentejo Litoral - Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines - vão passar a pagar um preço máximo de 40 euros por mês pelo passe, nas viagens realizadas através da Rodoviária do Alentejo, com origem e destino nestes mesmos municípios.

A medida, negociada no âmbito do Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, foi formalizada ontem ao final do dia.

Jovens de vigia no Alto de S. Bento em Évora para prevenir incêndios

O Município de Évora e o Instituto Português do Desporto e da Juventude lançaram uma parceria que coloca desde o início desta semana e até 3 de setembro, jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, cuja missão é, entre outras, a de vigilância e prevenção aos incêndios.

A base das operações é no Alto de S. Bento, a zona mais alta junto à cidade, da qual se consegue ver boa parte do concelho.

Páginas