Está aqui

Artigos publicados

Eborense apita hoje Sporting com o Braga

O árbitro eborense Luís Godinho foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o jogo entre Sporting e Sporting de Braga, marcado para as 21h00 deste domingo no estádio de Alvalade.

O juiz da Associação de Futebol de Évora terá como assistentes André Campos e Valter Rufo, com Bruno Rebocho como quarto árbitro.

 

Imagem de capa de maisfutebol.iol.pt

 

Nasce mais um festival em Évora

Virgul, Criolo e os Sparks são as primeiras confirmações do cartaz do mais recente festival alentejano, o “Évora Urban Village”. Este festival decorrerá na Mata do Jardim Público de Évora de 18 a 21 de setembro e é um festival dedicado à música, dança e artes urbanas.

Virgul vai atuar no dia 20, o brasileiro Criolo e o grupo Sparks atuam a 21. Os preços variam entre os 10 euros (entrada diária) e os 15 euros (passe com campismo).

Faz anos hoje, 18 de agosto

A 18 de agosto de 1836 eram estabelecidas em Portugal as primeiras caixas de previdência, numa iniciativa da rainha D. Maria II, e que à data ficaram conhecidas como Montes de Piedade. Também a 18 de agosto mas em 1850, morre em Paris, Honoré de Balzac, com infeção cerebral. No mesmo dia em 1928 é inaugurada em Lisboa, a estação ferroviária do Cais do Sodré.

Fazem anos hoje Marcelo Caetano, o prémio Pulitzer e o escândalo Monica Lewinsky

A 17 de agosto de 1903 Joseph Pulitzer estabelecia o Prémio Pulitzer de jornalismo. No mesmo dia mas em 1906, nasceu em Lisboa, Marcelo José das Neves Alves Caetano. Em 1915 a patente da ignição elétrica para carros foi feita pelo norte-americano Charles Kettering. Até então os carros eram ligados por impulso manual. E por fim mas não menos importante, a 17 de agosto de 1998 o presidente dos E.U.A. Bill Clinton, assumiu publicamente o relacionamento sexual com Monica Lewinsky, nas instalações da Casa Branca, onde esta era estagiária.

 

Lista de espera para cirurgias caiu 15% em Évora

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) diminuiu em 15% o número de doentes em lista de espera para cirurgia, graças ao aumento das intervenções programadas no primeiro semestre do ano, divulgou a unidade hospitalar.

"O aumento das intervenções cirúrgicas em 35% permitiu reduzir a lista de espera em 15% e este ano metade dos utentes que estavam em lista de espera foram atendidos em menos de três meses", afirmou a Presidente do Conselho de Administração (CA), Maria Filomena Mendes.

Crónica literária começada com A

Hoje começa o alfabeto, hoje começo com a letra A e falarei das palavras belas que existem iniciadas por essa mesma letra. Ela serve para tanta coisa. Serve para articular, serve para iniciar e acabar e serve para interjecionar o mundo. Comecemos então por aquele nome começado pela primeira letra e que para muitos terá sido o nome do primeiro homem. Tenha sido ou não, surge como um marco na vida de tanta gente. Pelo, menos assim é na minha vida, considerando que o meu sobrenome é Adão.

Hospitais de Beja e Portalegre sem Urgência de Ginecologia e Obstetrícia

Os hospitais de Beja e Portalegre estão sem Urgência de Ginecologia e Obstetrícia desde ontem, sexta-feira e, durante o próximo fim de semana, não se realizarão cirurgias no Hospital do Litoral Alentejano por falta de médicos.

A notícia foi avançada pela agência Lusa que contactou fontes dos três hospitais e obteve a informação de que "a falta de médicos especialistas em número suficiente para o preenchimento das escalas de serviço, durante estes dias, inviabiliza o funcionamento dos serviços".

A gastronomia popular alentejana em estado puro no almoço dos Ganhões

Há um evento gastronómico alentejano que se preserva há muito no conjunto de tradições de uma comunidade alentejana em particular e que conta com um número crescente de participantes, desde que há 8 anos entrou na rota das iniciativas gastronómicas públicas de componente popular. 

Falamos do Almoço dos Ganhões que este ano decorre a 7 de setembro em Aguiar, Viana do Alentejo e que costuma contar com cerca de meio milhar de convivas para saborear os célebres cozidos de grão alentejanos, feitos em panela de barro e em lume de chão.

Moura lança hoje novos serviços municipais online

O Município de Moura lança hoje uma nova plataforma de Serviços Online. A nova plataforma de Serviços Online, que se encontra disponível através do sítio de internet da Câmara Municipal de Moura, em www.cm-moura.pt, permite, por exemplo, marcar atendimentos com os membros do executivo (Presidente e Vereadores), requerer diversas licenças, apresentar reclamações ou efetuar exposições.

Incêndios: área ardida em 2019 caiu 63%

A base de dados nacional de incêndios rurais registou, entre 1 de janeiro e 15 de agosto, um total de 7192 incêndios rurais que resultaram em 26199 hectares de área ardida. Comparando os valores do ano de 2019 com o histórico dos últimos 10 anos, registaram-se menos 43% de incêndios rurais e menos 63% de área ardida., segundo refere o Ministério da Administração Interna em comunicado.

O ano de 2019 apresenta, até ao dia 15 de agosto, o 2.º valor mais reduzido em número de incêndios e o 2.º valor mais reduzido de área ardida desde 2009.

 

 

Páginas