Está aqui

Artigos publicados

Alentejo criou uma rota de milhares de anos

Já está criada e em pleno funcionamento a nova rota turística do Alentejo a “Rota do Megalitismo”.

O megalistismo nacional é de grande relevo a nível da Europa e o Alentejo concentra grande parte dos monumentos da Península Ibérica.

Assim, a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo criou a “Rota do Megalitismo” – lançada esta semana na Anta-Capela em São Brissos, em Montemor-o-Novo, e no Cromeleque dos Almendres, em Évora – e que integra o projeto “Rotas do Touring Cultural do Alentejo e Ribatejo”.

Elvas entrega mais de 90 mil equipamentos de proteção individual a IPSS

Foram entregues pela Câmara Municipal de Elvas mais de 90 mil equipamentos de proteção individual a dezenas de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e outras entidades do concelho, de modo a melhor prevenir a propagação da pandemia da Covid-19.

Além dos referidos equipamentos, a autarquia de Nuno Mocinha entregou ainda mais 1200 máscaras às juntas de freguesia do concelho.

Já antes tinha sido feito uma entrega de 1100 máscaras às juntas.

 

Imagem de globo.com

Museu Berardo Estremoz vai abrir este mês

O museu com a maior coleção privada de azulejos de Portugal vai abrir, dia 25 deste mês, em Estremoz.

Reportagem sobre o Alentejo vence prémio

Trabalhos dos jornalistas Cristina Lai Men e Maria Augusta Casaca, ambos com sonoplastia de Luís Borges, realizado para a rádio TSF, foram distinguidos pelo júri da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

O primeiro prémio na categoria Rádio foi atribuído ao trabalho "Para cá do Sol posto" da jornalista Cristina Lai Men, e a reportagem "Neste Alentejo há caril e turbantes", de Maria Augusta Casaca, mereceu uma menção honrosa.

Uma tonelada de Cal põe Sousel brilhar

Disse Manuel Alegre que “Na brancura da cal o traço azul, Alentejo é a última utopia”.

A palavra é de origem latina; Cal teve origem em ‘calce'/'calces' e tudo leva a crer que deriva da época pré-celta, e que teria o significado “rochedo' ou “abrigo”

A Cal é um composto químico identificável como óxido de cálcio e é uma das marcas do Alentejo.

Logo que chega o calor, é usual ver – sobretudo os mais idosos – agarrem no balde e nas trinchas e começar a “caiar”.

Beja melhora informação aos turistas com 23 totens

A Câmara Municipal de Beja instalou 23 totens informativos e uma mesa interpretativa em várias locais de relevo do seu centro histórico.

O objetivo é melhorar a informação aos turistas e visitantes, e, em consequência contribuir para a dinâmica turística do concelho.

Dia 10, há Buba para todos

Dia 10, chega o primeiro álbum do alentejano Buba Espinho em formato CD.

Bernardo Espinho, mais conhecido no meio artístico por Buba, é natural de Beja e foi uma das caras e vozes que marcou também a renascença do Cante Alentejano e o seu enraizamento nas novas gerações, tendo integrado diversos grupos como A Moda Mãe, Os Bubedanas, Mestre Cante e Há Lobos Sem Ser na Serra e, na vertente do fado, em 2016, venceu mesmo a Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios

Portalegre pede o fecho da central nuclear de Almaraz

A Câmara Municipal de Portalegre, reuniu ordinariamente, na passada semana, e, face aos noticiados acontecimentos de que, na última semana, teriam acontecido anomalias regulares e duas paragens na Central Nuclear de Almaraz, em Espanha - a cem quilómetros de Portugal – a autarquia decidiu avançar com uma moção que defende o encerramento desta central.

Café Delta junto com o melhor da gastronomia nacional

A Delta Cafés junta-se ao melhor da gastronomia nacional e integra o projeto “The Art of Tasting Portugal”.

Este projeto procura mostrar, numa plataforma digital, o melhor que Portugal tem para oferecer em termos de gastronomia, incentivando os empresários da restauração nacional e os seus chefs e cozinheiros a utilizar produtos nacionais.

Esta foi mesmo a intenção base da criação do projeto pela Chefs Agency: promover experiências em torno da gastronomia portuguesa, destacar os produtores nacionais, os melhores produtos sazonais, as receitas e tradições de cada região.

Alentejo coberto com rede de alerta de radioatividade

O Alentejo estará também coberto por uma rede de alerta de radioatividade que irá cobrir o território nacional continental.

Serão 24 estações fixas as que, até final deste ano, vão garantir a monitorização de radioatividade no ar e na água, neste caso, nos três principais rios nacionais, cobrindo o norte, centro e sul do país.

Esta rede, a RADNET, é gerida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e as estações vão medir em contínuo a radiação gama (radiação eletromagnética, a mais perigosa para o ser humano, geralmente associada à energia nuclear) no ar.

Páginas