Está aqui

Artigos publicados

Última hora: aprovada a candidatura para recuperação do Forte de Juromenha

Foi aprovada hoje a candidatura realizada pelo município do Alandroal para a recuperação da Fortaleza de Juromenha.

A Comissão Diretiva do programa operacional Alentejo 2020 aprovou hoje o financiamento comunitários de 3,5 milhões de euros de financiamento comunitário e aos quais se juntarão mais 1,2 milhões de fundos da autarquia de modo a proceder à intervenção, consolidação e restauro dos paramentos e perímetro abaluartado exterior e das cercas islâmica e medieval interior.

1 Milhão de euros garante Estação Náutica no Alqueva e nova praia fluvial

É com um investimento total de 1.034.021,25 euros, comparticipado a 85% por fundos comunitários do FEDER através do Alentejo 2020 que vai nascer a Estação Náutica de Moura – Alqueva.

O investimento pretende a valorização da área recreativa e de lazer do núcleo da Barragem de Alqueva, criando condições para instalação de equipamentos de acesso ao plano de água, nomeadamente uma praia fluvial, piscina flutuante com zona de estar periférica, acessos ao plano de água e qualificação do espaço exterior como zona de lazer.

Já se conhecem todos os candidatos do PAN pelo Alentejo

Depois de apresentados Luís Humberto Teixeira, pelo círculo de Évora, e Inês Campos, 45 anos, pelo de Beja, o candidato do do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) por Portalegre será Jorge Alcobia, auditor de sistemas de gestão da qualidade.

Com 67 anos de idade, reside em Monforte e foi oficial da Força Aérea Portuguesa.

As eleições legislativas estão marcadas para o dia 6 de outubro e o programa do PAN tem como foco o combate à corrupção, o ambiente, a agricultura, a saúde e a proteção animal.

Alentejana Campeã do Mundo de natação em Masters

No passado fim de semana, na Coreia do Sul, decorreram os Campeonato do Mundo de Masters em natação e que deram a Portugal uma medalha de ouro.

Isabel Figueira, natural de Portalegre, venceu a prova de 50 metros bruços, com o tempo de 33,46 segundos.

Além de vencer a competição, bateu ainda o recorde nacional do seu escalão, um feito que já tinha realizado em julho, no Open de Masters em Reguengos de Monsaraz, quando fez 33,73 segundos.

Adega de Vidigueira acredita em ano de muita qualidade

A Adega de Vidigueira acredita que o ano de 2019 é um ano de muita qualidade no vinho que irá produzir.

Esta crença faz-se com base na qualidade das uvas que os cerca de 300 associados da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) já começaram a entregar, esta semana, após terem dado início à vindima.

Dizem os entendidos que «Colhe-se aquilo que se plantou, e que se cuidou», e a adega garante ter tido uma atenção redobrada à qualidade e desenvolvimento de todo o processo que agora culmina com a colheita.

Moura: Convento do Carmo já conhece novos inquilinos

Já foi adjudicado o Convento do Carmo em Moura. Este é já o 9.o imóvel adjudicado ao abrigo do Programa Revive e o seu uso foi concessionado – por 50 anos - à entidade que gere o Hotel Convento do Espinheiro, em Évora, a SPPTH— Sociedade de Promoção de Projetos Turísticos e Hoteleiros.

Conheça o avião que António Costa vem hoje comprar a Évora

Esta tarde, o Primeiro-Ministro António Costa estará em Évora, no Parque da Indústria Aeronáutica da cidade, para assinar os contratos relativos à aquisição das Aeronaves KC-390, da Embraer.

Numa cerimónia que contará também com a presença do CEO da Embraer Portugal, Yuri Lopes Capi, Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, entre outras entidades regionais e nacionais, ficará confirmada a compra de 5 aeronaves no valor de 827 milhões de euros.

Rui Nabeiro convida todos para a vindima Mayor

Para quem faz vinho, o momento alto do ano está prestes a chegar: a vindima e só em Campo Maior podia haver uma “vindima Mayor”.

A iniciativa “Vindima Mayor 2019”, da Adega Mayor, empresa do Grupo Nabeiro, conta com um programa desenhado para proporcionar a quem quiser participar uma experiência única onde se partilham os segredos da vindima e da vinificação que originam os vinhos mayores.

Campeão do Mundo do Acordeão põe Marvão a dançar

O campeão do mundo do Acordeão, o sérvio Petar Marić, vai estar na oitava edição do Festival do Acordeão da Portagem, em Marvão, e promete por tudo a dançar aos ritmos de leste.

O músico nascido em Belgrado é o nome mais forte de um festival que, ano após ano, tem atraído centenas de pessoas de Portugal e Espanha, e esta edição não será diferente e que conta ainda com acordeonista locais e regionais.

Viana do Alentejo em festa com a Senhora d’Aires

Bárbara Bandeira, Nelson Freitas e Quim Barreiros são os cabeças de cartaz de mais uma edição da Feira D’Aires, em Viana do Alentejo.

Esta será a 268ª edição e, de 20 a 23 de setembro, são esperados milhares de visitantes nesta tradicional romaria junto ao Santuário de Nª Sr.ª D’Aires.

Além da já referida programação musical, o visitante pode contar com muito artesanato e gastronomia, não faltando a doçaria tradicional do concelho, além das manifestações religiosas e da tradicional feira franca.

Páginas