Está aqui

Artigos publicados

34 certificados “Biosphere” entregues a hotéis alentejanos

Na próxima terça, dia 25, Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, entregará 38 certificados “Biosphere” a hotéis do Alentejo e Ribatejo ( 34 do Alentejo e 4 do Ribatejo).

O jornalismo é Arte

A população necessita de estar informada. Hoje em dia, quem não está atualizado quanto a tudo o que se passa à sua volta, rapidamente se vai sentir isolado da sociedade. Assim, o jornalismo ganhou uma grande importância nos dias de hoje, sendo conhecido até como “o quarto poder”, atrás dos três grandes poderes: executivo, judicial e legislativo.

Defendo que o jornalismo não é apenas um poder, não é apenas uma forma de comunicar informação. O jornalismo é arte.

Castelo de Vide homenageia Salgueiro Maia com novo monumento

Salgueiro Maia cumpriria 75 anos em 2019 e a terra que o viu nascer, Castelo de Vide, vai prestar~lhe uma homenagem com um monumento: uma Chaimite V200.

A chaimite é também um símbolo da revolução de abril de 74 e são míticas algumas das imagens de Salgueiro Maia junto de chaimites, sendo mesmo de cima de um destes veículos que o capitão alentejano falou à multidão, junto ao Quartel da GNR, no Largo do Carmo, em Lisboa, fazendo um ultimato a Marcelo Caetano.

Javalis podem pôr em risco negócio de milhões

O medo do perigo de contágio de peste suína no Alentejo é cada vez maior devido aos vários casos da doença já registados na Europa e os javalis podem vir a pôr em risco milhões de euros no Alentejo.

O aumento do número de javalis no Alentejo e a possível propagação peste suína africana está a preocupar os produtores de porco alentejano, uma vez que os javalis podem mesmo ser o maior foco de propagação desta doença que não é transmissível ao ser humano.

Alcáçovas com uma semana cheia de cultura

Será de 24 a 30 de junho que a vila de Alcáçovas vai ter a sua “Semana Cultural”.

Esta semana é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alcáçovas em parceria com o Município de Viana do Alentejo e as associações locais e vai estar repleta de música, cante alentejano, conversas/debates, tasquinhas, artesanato, exposições e concertos/espetáculos.

Esta é já a 22ª edição de nela se destacam os espetáculos agendados para 28 e 29 de junho, com XP Covers Tributo a Xutos & Pontapé e José Malhoa, respetivamente, a partir das 22h, no Jardim Público.

Beja quer criar uma Biblioteca no Deserto

“Uma Biblioteca no Deserto” é o objetivo da Biblioteca de Beja que está empenhada em contribuir para a criação de uma biblioteca nos campos de refugiados em pleno Sahara Ocidental, na África Setentrional.

Para o efeito, criaram a campanha “Biblioteca Solidária” e que convida a contribuir para este projeto; esta tarde de sábado, pelas 17 horas, de modo a saber mais sobre a campanha e a participar nela, pode passar na Biblioteca de Beja.

EDP constrói central na Califórnia com tecnologia testada no alentejano

É com um toque alentejano que a EDP vai construir na Califórnia, nos Estados Unidos, uma central solar de 100 megawatts e com um sistema de baterias de 30 megawatts.

O contrato do “Sonrisa Solar Park” prevê ainda a venda dessa energia durante 20 anos e é inovador porque, pela primeira vez, está acoplado a um sistema de larga escala de armazenamento de energia em baterias.

Alentejo com 10 concelhos em seca extrema força auxílio do Governo

Um inverno e uma primavera pouco chuvosas provocaram que 10 concelhos alentejanos seca extrema ou severa.

Entre o Alto e centro Alentejo, Setúbal e Lisboa, são mais 51 os que se encontram em seca severa.

A situação preocupa o Governo e, a partir da próxima semana, estarão disponíveis apoios superiores a três milhões de euros para auxílio aos agricultores em dificuldades.

CDS já escolheu candidatos a deputados para o Alentejo

Depois de termos conhecido os nomes da CDU que vão encabeçar as listas pelos círculos eleitorais alentejanos nas próximas eleições legislativas, foi agora a vez do CDS apresentar os seus candidatos.

Assunção Cristas anunciou os candidatos e, quando chegar o dia das eleições, a 6 de outubro, espera chegar aos 18 deputados conseguidos em 2015.

Nesta nova lista, há 14 novos cabeças de lista; no Alentejo, em Portalegre, será José Manuel Rato Nunes o candidato. Em Évora e Beja os candidatos serão Paulo Pessoa de Carvalho e Inês Palma Teixeira, respetivamente.

Novo caso de legionella leva Hospital de Évora a ficar sem água quente

O Hospital de Évora está sem água quente desde que um novo caso de legionella foi detetado em maio.

Serão já cerca de 20 dias sem água quente de modo a evitar um surto desta bactéria e tem sido várias as queixas de utentes e funcionários.

O diário nacional “Correio da Manhã” tentou confirmar há quantos dias a situação se verifica mas ninguém o confirmou, no entanto, o departamento de Relações Públicas, em nota enviada à comunicação social, confirmou o corte de água quente e as razões que levaram a isso: a deteção de um novo caso de legionella nas instalações do hospital.

Páginas