Está aqui

Artigos publicados

Presidente da República, este domingo, em Marvão

Marcelo Rebelo de Sousa vai regressar ao norte-alentejano, domingo, para assistir à 6ª edição do Festival Internacional de Música do Marvão (FIMM).

O evento tem início na próxima sexta, e conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e vai animar a vila alentejana com muita música e arte, tendo um programa com com mais de 40 concertos, com músicos de muitas nacionalidades, ao longo de dez dias.

Ao longo de 10 dias de festival, em destaque nesta edição está a estreia do Coro do Festival de Marvão, para uma performance de “Carmina Burana”.

Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa 2019 já acelera!

Já estão abertas as inscrições para o Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa 2019, já um clássico dos desportos motorizados nacionais.

Com algumas novidades, esta edição decorrerá de a 7 e 8 de setembro, numa organização repartida pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e pelo Município de Serpa e é uma prova pontuável para o Campeonato de Ralis do Sul e para o Desafio Kumho Portugal Sul e para a variante de terra.

PSD já tem candidato por Portalegre

O PSD já tem cabeça de lista às Legislativas 2019 por Portalegre, é o líder da distrital “laranja” e vice-presidente da Câmara de Castelo de Vide, António José Miranda.

À Rádio Portalegre terá sido ainda adiantado que António José Miranda terá sido convidado diretamente pelo presidente do PSD, Rui Rio.

 

Alentejano Pedro Caixinha realiza feito inédito no México

O treinador de futebol Pedro Caixinha, natural de Beja, realizou um feito inédito no México ao conquistar 4 títulos no mesmo ano.

O “Poker” de Caixinha, ao serviço do Cruz Azul, foi conseguido esta madrugada quando a sua equipa bateu o Necaxa por 4-0 e conquistou a Supertaça do México, juntando-a ao campeonato, taça, taça do campeão dos campeões.

Inaugurada a maior praia do Alqueva

Em janeiro, era uma forte convicção de José Manuel Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel, de que a terceira e maior praia do Alqueva – até ao momento – seria inaugurada este verão.

Hoje, é uma realidade. Um investimento da autarquia - com o apoio do Turismo de Portugal - orçado em mais de meio milhão de euros fez nascer a Paria da Amieira, inaugurada ontem, num ato presidido pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Portalegre tem um concelho em risco máximo de incêndio

Para este início de semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Leiria, Coimbra e Viseu em risco muito elevado de incêndio

O concelho de Gavião, no distrito de Portalegre, apresenta mesmo um risco máximo de incêndio, o nível mais elevado, sendo os cálculos para definição dos riscos obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Beja vai ter escola de pilotos de aviões a jato

Beja vai ter uma escola de pilotagem de aviões a jato! O anúncio foi feito por João Cravinho, Ministro da Defesa, numa iniciativa partidária no distrito de Beja.

Nesta iniciativa do PS, representantes do Governo deslocaram-se às capitais de distrito para prestar contas, e foi na sequência desta temática que Gomes Cravinho deu conta do interesse de uma empresa canadiana em fazer em Beja uma escola de pilotagem para aviões a jato.

​​​​​​​100 músicos de sopro juntos no Alentejo

O estágio de Orquestra de Sopros (EOSSME) vai ter lugar novamente, de 15 a 20 de julho, em Portalegre, pelo terceiro ano executivo.

Numa iniciativa da Sociedade Musical Euterpe serão cerca de 100 os músicos de todas as idades e de diversos pontos do país que se vão juntar para cinco dias de trabalho a tempo inteiro com profissionais especializados.

O EOSSME nasceu em 2017 e tem tido um crescimento assinalável, batendo esta edição 2019, todos os recordes em termos de participação.

Museu de Tapeçaria de Portalegre já reabriu e em festa!

Foi com uma festa que o Museu de Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, dedicado à apresentação, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre, reabriu ontem à noite.

Durante a inauguração foi projetado o documentário "Tapeçaria - uma tradição que revive", de António Pedro Vasconcelos, e que trata sobre estas tapeçarias que se distinguem pela sua técnica original desde o final dos anos 40; seguiu-se uma festa no terraço do museu.

Serpa promove enchidos e presunto no final de julho

Quando se pergunta por enchidos e presuntos de qualidade as respostas podem ser muitas por este Alentejo fora. Se juntarmos uma dose extra de hospitalidade, Cante, tradição, cultura e genuinidade, as opções ficam mais reduzidas, e um dos nomes que fica é o de Vila Nova de São Bento, em Serpa.

Será esta a localidade onde, de 26 a 28 de julho, decorrerá a 4ª Feira do Enchido e do Presunto, uma iniciativa organizada pela União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.

Páginas