Está aqui

Artigos publicados

O alentejano Garcia da Horta vai ter Centro Interpretativo em Castelo Vide

Nascido em Castelo de Vide, lá por volta de 1500, Garcia de Orta foi um importante médico português que viveu na Índia e que foi pioneiro nas áreas da botânica, farmacologia, medicina tropical e antropologia, tendo revolucionado boa parte da medicina europeia e mundial da época.

Os seus pais eram cristãos-novos (judeus convertidos) da raia espanhola (Valência de Alcântara e Albuquerque) e que, provavelmente por terem sido expulsos de Espanha, vieram viver para o Alentejo.

Baja TT Vindimas do Alentejo vai realizar-se fevereiro

Será já em fevereiro de 2020 – a 7, 8 e 9 - que se realizará a Baja TT Vindimas do Alentejo de 2019.

Cancelada pelas regras impostas pelo Governo - devido à onda de calor sentida que se fez sentir em setembro e que colocou o distrito de Beja em alerta laranja – e que visava impedir eventuais incêndios, interditando a utilização de qualquer caminho rural.

Odemira à procura da História do Alentejo Litoral

Nos dias 18, 19, 20 e 26 de outubro, em Odemira, vão andar à procura da História do Alentejo Litoral.

Irá decorrer - nas localidades de Odemira, Vila Nova de Milfontes e em São Teotónio – o Encontro de História do Alentejo Litoral de 2019.

Pela primeira vez em 12 anos, o encontro – organizado pelo Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO - não se realiza em Sines.

Há um novo ciclo de exposições para ver em Évora

No Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, há, desde ontem, um novo ciclo de exposições.

São três novas exposições, com foco no objeto: «Fahrenheit, a consagração de Babel», «Boundless Objects» e «Arquiteturas Pintadas – figuração pós-conceptual espanhola».

Autarca de Campo Maior suspende mandato

O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, vai suspender o seu mandato como Presidente da Câmara e passar a pasta ao atual vice-presidente João Muacho.

A causa é a recente eleição de Ricardo Pinheiro para deputado, nas eleições de passado domingo, e em que era o número dois da lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Portalegre.

No distrito norte-alentejano, o PS, com uma lista encabeçada por Luís testa, elegeu os dois deputados.

A Campaniça vai conquistar Lisboa

A viola Campaniça vai conquistar Lisboa, no próximo dia 29 de outubro, quando Pedro Mestre subir ao placo do Teatro Tivoli BBVA.

Já com uma carreira de 25 anos, um dos grandes herdeiros da tradição da viola de arame do Alentejo, a campaniça, Pedro Mestre, sobe ao palco pelas 21h30 e apresentará o seu mais recente trabalho: "Mercado dos Amores" e que evoca o Cante Alentejano, o improviso e o toque característico da viola campaniça.

Baja Portalegre 500 já aquece motores

Aquela que é considerada a mais importante prova do Todo-o-Terreno nacional, terá este ano a 33ª edição. De 24 a 26 de outubro, decorrerá nos trilhos alentejanos e ribatejanos a Baja Portalegre 500.

A prova é organizada pelo Automóvel Club de Portugal, e, além da região de Portalegre, um dos troços da prova entra pelo Ribatejo dentro e vai passar em Ulme, na Prova Especial da Baja, no sábado, dia 26.

Beja: "Património(s) do Sul" até amanhã

Marcado pelo cante, a gastronomia, o vinho e o artesanato, a edição 2019 da feira "Patrimónios do Sul” decorre em Beja, desde ontem e até amanhã, domingo.

A iniciativa é da Câmara Municipal e pretende dar destaque à identidade do território do sul do país nos domínios económico, cultural e turístico.

Ministra do Mar assinou hoje extensão da concessão do Porto de Sines

Esta manhã, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu à cerimónia da assinatura da extensão da concessão do Terminal XXI do Porto de Sines.

Este foi o 5.º Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines, e vai permitir uma nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines e que vem sendo disputado por chineses e americanos.

 

Imagem de transportesenegocios.pt

Hospital de Évora: Unidade de cuidados intensivos ampliada e requalificada

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) requalificou e ampliou a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e passou agora a ter 8 camas e foram criadas melhores condições para internados e profissionais de saúde.

Na cerimónia de inauguração da requalificação, esteve o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, e que assistiu ao resultado de um investimento na ordem dos 280 mil euros, com recurso a fundos comunitários do programa operacional regional Alentejo 2020, no âmbito do projeto ReMoTe - Requalificação e Modernização Tecnológica do HESE.

Páginas