Está aqui

Artigos publicados

Moura celebra semana da Saúde

Entre 25 e 29 de maio, a Câmara Municipal de Moura assinala a Semana da Saúde.

O concelho tem sido um dos concelhos alentejanos mais afetados pela pandemia do Covid-19, o que reforça ainda mais a necessidade de celebrar esta semana.

Este ano de um modo diferente, através do recurso às plataformas digitais, o município, vai lançar várias propostas para toda a população, como o programa “Vamos Levantar” e aulas de atividade física.

Vendas Novas: 350 kits de proteção para o comércio local e restauração

A título simbólico, como refere comunicado do Município de Vendas Novas, durante a passada semana, Luís Dias, presidente da autarquia alentejana, distribuiu um kit composto por gel desinfetante, cinco máscaras reutilizáveis certificadas, cartaz e um folheto sobre boas práticas no combate à Covid-19 por todo o comércio local e restauração do concelho.

Odemira tem 12 praias com bandeira azul

Nesta época balnear de 2020, o concelho de Odemira conta com 12 praias com Bandeira Azul.

Símbolo de qualidade e excelência, a designação bandeira azul é atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e, este ano, as praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara, todas no concelho de Odemira, vão poder hastear a Bandeira Azul.

Governo admite abrir fronteira em Barrancos… durante “algumas horas”

O Governo, através do ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, admitiu esta semana reabrir a fronteira com Espanha, em Barrancos, durante algumas horas.

A par da fronteira em Barrancos está a fronteira em Montalegre, distrito de Vila Real.

Esta abertura está prevista para antes de 15 de junho, mas somente durante algumas horas, de modo a permitir a passagem de trabalhadores entre Portugal e Espanha.

Esta reabertura está a ser discutida com as autoridades espanholas.

Alentejo com onda de calor até terça-feira

Depois de uma semana mais quente que o que vinha sendo habitual e um pouco acima do nível normal para esta época do ano, esta onde de calor vai durar até terça feira.

Com as temperaturas a subir gradualmente há quase uma semana, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda à população que tome medidas de proteção contra o calor que pode chegar, em algumas regiões do interior alentejano, aos 37ºC sendo as mínimas de 15 a 17ºC.

Nova fábrica de aeronáutica em Évora

É fruto do investimento e parceria do CEiiA que se prevê venha a nascer uma nova fábrica de aeronáutica no Alentejo.

Nesta unidade fabril vai ser fabricado o avião ATL-100. O investimento inicial é na ordem dos 20 milhões de euros, em 3 anos, e o ATL-100 já tem compradores interessados de várias partes do mundo, segundo o diretor do CEiiA para a Aeronáutica e Defesa, Miguel Braga, em entrevista ao Diário de Notícias.

Motards de Portalegre em homenagem aos que combatem o vírus

Hoje, sábado 23, dia em que a cidade de Portalegre celebra 470 anos, o Grupo Motard portalegrense “Novo Milénio,” vai realizar o tradicional “Passeio de Tochas” em homenagem a todos os profissionais que estão na linha da frente da luta ao Covid-19.

Com início marcado para 20:45, junto às instalações do Grupo Motard Novo Milénio, no Kartódromo Municipal de Portalegre, o cortejo vai passar junto das instituições onde trabalham os referidos profissionais: a sede do CDOS, a Cruz Vermelha, os Bombeiros, a PSP, a GNR e a Câmara Municipal, terminando junto ao Hospital de Portalegre.

Atletas olímpicos em treino no Alentejo

Os atletas olímpicos Fernando Pimenta (medalhado olímpico e campeão do mundo) e Joana Vasconcelos vão estagiar no Alentejo, em Avis, até final de maio.

Esta atividade marca o regresso da equipa portuguesa sénior de canoagem, após a paragem provocada pela pandemia de Covid-19.

A Liga do Futuro: a Educação não foi suspensa com a Pandemia!

Incrível como em tão pouco tempo, 60 eternos dias, foi possível acumular tamanha riqueza. Ter-se-á noção das centenas e centenas de horas que vários profissionais investiram durante os últimos dois meses para não se perder a ligação à terra? Haverá mães e pais que tenham sentido, mais do que nunca, de que é feito esse elixir que permite a quem lidera o nosso futuro nunca baixar a guarda e nunca desistir? Será que finalmente ficou transparente que aquilo que é feito dentro de 4 paredes é tão mais produtivo quanto maiores forem as pontes existente com tudo o que acontece fora dessas salas?

Franceses investem 300 milhões de euros na energia solar alentejana

A empresa francesa Akuo, pretende iniciar, em 2021, a construção de três centrais solares no Alentejo.

O projeto prevê que, passado um ano, possa iniciar a produção solar.

Este projeto surge após a empresa – com presença em 15 países - ter vencido três lotes no primeiro leilão de energia solar em Portugal em 2019, sendo mesmo a empresa que assegurou a construção de mais potência.

Páginas