Está aqui

Artigos publicados

Em Beja, às "Quintas no Jardim"

Em Beja, às quintas, o ponto de encontro será o jardim. Estas noites de quinta-feira vão ainda ser mais animadas este Verão pois, até setembro, a autarquia promove um conjunto de espetáculos intitulado “Às Quintas no Jardim".

O evento teve início no passado dia 18 e vai prolongar-se até ao mês de setembro, com um total de sete espetáculos que englobam a música popular, o Cante Alentejano e o fado.

Évora procurou "inspiração para um mundo melhor"

Este foi o quarto ano consecutivo em que a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) promoveu um evento IGNITE Portugal.

Estes eventos surgiram em Seattle nos Estado Unidos, há cerca de 13 anos, e foi trazido para Portugal, em 2009, por Miguel Muñoz Duarte, empreendedor e docente em empreendedorismo.

O tema proposto desta edição – que decorreu no dia 11 - foi “powering a better future” e foram convidados oradores que fossem verdadeiramente inspiradoras em áreas importantes e distintas como o ambiente, o desenvolvimento social, a educação ou as tecnologias, entre outras.

Évora: Capoulas Santos pelo PS e Sónia Ramos pelo PSD

Já se conhecem os cabeças de lista de PS e PSD que concorrem, por Évora, às Legislativas de outubro deste ano.

Os socialista só revelaram os cabeças de lista que são membros do atual executivo governamental – só confirmará a totalidade dos cabeças de lista na próxima semana – e, a encabeçar a lista socialista por Évora estará o atual Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

O alentejano que batizou a Austrália

Reza a História que Pedro Fernandes de Queirós, terá nascido em Évora, por volta de 1565 e que terá morrido no Panamá.

Dito assim, sem mais, já será bastante estranho que, há época, um alentejano tenha vindo a morrer no Panamá. Mas Pedro era navegador explorador ao serviço da coroa espanhola - o que levou a ser conhecido por ou Pedro Fernández de Quirós - que terá sido um dos primeiros europeus a navegar pelos mares da Oceânia, como piloto de Álvaro de Mendaña de Neira , nas explorações do sudoeste do Oceano Pacífico.

As ruínas de Troia misturam História, vinho, misticismo e muito mais

Nos meses de julho e agosto, as Ruínas Romanas de Troia ganham uma nova alma e revestem-se para dar a conhecer a História e a cultura e que convida os visitantes a viajar no tempo até às ruínas do maior centro de produção de salgas de peixe do Império Romano.

Vendas Novas com centro de apoio a pessoas com deficiência

Será inaugurado no próximo dia 24, quarta, em Vendas Novas, o CAVI (Centro de Apoio à Vida Independente) Alentejo, da Inovar Autismo, e que contará com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

O CAVI Alentejo terá sede em Vendas Novas e prestará apoio a pessoas com autismo, com deficiência intelectual ou outras neurodiversidades, com idade igual ou superior a 16 anos, dos distritos de Évora, Beja, Portalegre e alguns concelhos do distrito de Setúbal, Lisboa e Santarém.

Legislativas 2019 – Aliança com candidato em Portalegre

Esta semana trouxe mais um nome para a lista de candidatos pelo Alentejo às Legislativas 2019.

Carlos Carolino será o cabeça de lista do Aliança pelo distrito de Portalegre. Natural de Elvas, reside em Lisboa e polícia, jurista e presidente do Sindicato de Oficiais da PSP.

Faltam ainda conhecer os rostos do PS e, quanto ao PSD já há cabeça de lista por Portalegre e Beja, mas ainda não há por Évora que, junto com Viseu, são os únicos distritos ainda sem candidatos laranja.

 

Imagem de partidoalianca.pt

Santiago do Cacém aplica 2 M/€ para melhorar mobilidade pedonal

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adjudicou - na passada semana - a empreitada da obra de requalificação da Avenida Manuel da Fonseca, Zona Comercial do Centro Histórico e Zona Envolvente do Mercado Municipal de Santiago do Cacé, sndo esta já considerada uma das maiores obras de reabilitação urbana a que o concleho já assistiu.

Alentejo ainda em força na batalha dos doces

Portalegre já teve os seus doces a votação até ao passado dia 11; os de Beja estarão até dia 22 e os de Évora até 24. São ainda muitos os representantes alentejanos nesta batalha de doces.

A concurso no “7 Maravilhas Doces de Portugal”, de Portalegre, estiveram a votação as Ameixas e o Sericaia de Elvas, o Pastel de Castanha de Marvão, os Rebuçados de Ovo, a Boleima, os Fartes e o Queijo Dourado de Portalegre.

Vinhos do Alentejo vencem Prémio Europeu de Promoção Empresarial

Os Vinhos do Alentejo venceram um prémio diferente, desta vez, não pela sua qualidade mas pelo desenvolvimento de mercados ecológicos.

Numa iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, a 13ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019 classificou o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) como vencedor - entre 70 candidatos - da 5ª categoria “Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos”.

Páginas