Está aqui

Artigos publicados

Vendas Novas com centro de apoio a pessoas com deficiência

Será inaugurado no próximo dia 24, quarta, em Vendas Novas, o CAVI (Centro de Apoio à Vida Independente) Alentejo, da Inovar Autismo, e que contará com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

O CAVI Alentejo terá sede em Vendas Novas e prestará apoio a pessoas com autismo, com deficiência intelectual ou outras neurodiversidades, com idade igual ou superior a 16 anos, dos distritos de Évora, Beja, Portalegre e alguns concelhos do distrito de Setúbal, Lisboa e Santarém.

Legislativas 2019 – Aliança com candidato em Portalegre

Esta semana trouxe mais um nome para a lista de candidatos pelo Alentejo às Legislativas 2019.

Carlos Carolino será o cabeça de lista do Aliança pelo distrito de Portalegre. Natural de Elvas, reside em Lisboa e polícia, jurista e presidente do Sindicato de Oficiais da PSP.

Faltam ainda conhecer os rostos do PS e, quanto ao PSD já há cabeça de lista por Portalegre e Beja, mas ainda não há por Évora que, junto com Viseu, são os únicos distritos ainda sem candidatos laranja.

 

Imagem de partidoalianca.pt

Santiago do Cacém aplica 2 M/€ para melhorar mobilidade pedonal

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém adjudicou - na passada semana - a empreitada da obra de requalificação da Avenida Manuel da Fonseca, Zona Comercial do Centro Histórico e Zona Envolvente do Mercado Municipal de Santiago do Cacé, sndo esta já considerada uma das maiores obras de reabilitação urbana a que o concleho já assistiu.

Alentejo ainda em força na batalha dos doces

Portalegre já teve os seus doces a votação até ao passado dia 11; os de Beja estarão até dia 22 e os de Évora até 24. São ainda muitos os representantes alentejanos nesta batalha de doces.

A concurso no “7 Maravilhas Doces de Portugal”, de Portalegre, estiveram a votação as Ameixas e o Sericaia de Elvas, o Pastel de Castanha de Marvão, os Rebuçados de Ovo, a Boleima, os Fartes e o Queijo Dourado de Portalegre.

Vinhos do Alentejo vencem Prémio Europeu de Promoção Empresarial

Os Vinhos do Alentejo venceram um prémio diferente, desta vez, não pela sua qualidade mas pelo desenvolvimento de mercados ecológicos.

Numa iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI, a 13ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019 classificou o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) como vencedor - entre 70 candidatos - da 5ª categoria “Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos”.

Sírios lutam por uma comunidade auto sustentável no Alentejo

O projeto já tem nome: “Orquídea” - uma flor sobrevivente e surge da cabeça do engenheiro informático sírio Alan Ghunim, o presidente da Associação Família de Refugiados.

Alan, com 36 anos, é refugiado em Portugal há cerca de 3 anos. Podia ter ido para a Alemanha, onde já tinha família, mas quis Portugal por sentir proximidade nos portugueses e reconhece os portugueses como simpáticos e dignos. A revista “Sábado”, na sua edição desta semana, revela que Alan tem um sonho: criar uma comunidade auto sustentável no Alentejo, visto ser a região que mais se assemelha à Síria.

Portalegre é o distrito com menos nascimentos

O distrito de Portalegre é o distrito com a taxa de natalidade mais baixa do país, ou seja, é o distrito onde nasceram menos bebés no primeiro semestre de 2019.

Os dados são do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP) - coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge - e que revelam que em Portalegre nasceram somente 322 bebés, menos 4 que Bragança, com 326, e menos 28 que a Guarda, os três distritos no fim da lista.

O Sporting voa para Beja

A equipa de futebol do Sporting vai voar para Beja. O voo com partida de Nova Iorque e com aterragem inicialmente prevista para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi desviado para Beja.

Na próxima quinta, após o jogo no mítico Yankee Stadium, em Nova Iorque, contra o campeão europeu em título, o Liverpool, o Sporting Clube de Portugal regressa a casa via Aeroporto de Beja.

Mourão promove Festival Ibérico do Gaspacho

Se há uma década dissesse-mos que em 2019 Mourão teria uma praia, poucos iriam acreditar, mas tem, e é nessa praia que vai decorrer a primeira edição do Festival Ibérico do Gaspacho.

Símbolo e marca da gastronomia e cozinha alentejana, o gaspacho (ou muitas vezes “caspacho”), vai ter direito a um festival ibérico. A primeira edição será na praia fluvial de Mourão, este fim de semana, e o caldo de água fria, pão, azeite, sal, vinagre e tomate (como base – existem depois muitas variantes) serão os ingredientes reis da festa!

Ministro do Ambiente inaugurou infraestruturas que presidente da Câmara de Beja considera "exemplo europeu"

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, inaugurou, esta manhã, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e a Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Magra, em Beja e durante a tarde inaugurará ainda mais equipamentos em Odemira.

Páginas