Está aqui

Negócios e Empresas

Estremoz inaugura FIAPE a 1 de maio

O município de Estremoz vai inaugurar, no próximo dia 1 de maio, a FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, em paralelo com a 40.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Comissão Vitivinícola Alentejana garante que não há vinhas a mais

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) considerou que o país não possui vinhas em excesso, após o ministro da Agricultura ter declarado ao jornal Público que pretende colocar “um travão” nos apoios à plantação de vinhas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CVRA, Francisco Mateus, recordou que as vinhas são plantadas por iniciativa dos empresários e dos produtores, que “certamente farão as contas necessárias” para chegarem à conclusão se devem ou não plantar mais nos terrenos.

ÉvoraWine regressa à Praça do Giraldo com 250 produtores de vinho

Mais de 250 vinhos de produtores do Alentejo vão estar “à prova” este ano no ÉvoraWine, evento que decorre em Évora, em 24 e 25 de maio, e junta também gastronomia, cultura e tradições.

Segundo a agência Lusa, a iniciativa vínica, que vai na 9.ª edição, realiza-se na Praça do Giraldo e é promovida por duas empresas, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Câmara Municipal de Évora.

Bifanas de Vendas Novas ganham “Cinco Estrelas Regiões”

As Bifanas de Vendas Novas receberam o prémio “Cinco Estrelas Regiões”, na categoria “Projetos de Promoção Gastronómica”, fazendo parte da restrita lista de 128 marcas vencedoras nacionais.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vendas Novas afirma que este reconhecimento “atesta não só a sua qualidade excecional [das Bifanas de Vendas Novas], mas também a preferência dos consumidores”, tratando-se de “uma afirmação do lugar de destaque que as Bifanas de Vendas Novas ocupam no coração dos portugueses”.

Grupo Nabeiro promove mentoria entre gerações

O Grupo Nabeiro lançou o Programa “Talento sénior Delta Cafés”, destinado aos seus colaboradores com idade igual ou superior a 62 anos, com vínculo laboral de, pelo menos, 25 anos com o grupo.

Segundo a Human Resources Portugal, a iniciativa tem como objetivo promover a mentoria entre gerações, unindo a experiência destes colaboradores com a energia dos mais jovens.

60 ha em Sines destinados a hidrogénio e amoníaco verdes

O consórcio internacional MadoquaPower2X (MP2X) adquiriu mais 60 hectares de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) para a instalação das unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

Redondo: complexo turístico de 110 ME vai abrir até 2028

Um projeto turístico com um hotel, 35 ‘villas’ e 20 casas de campo, num investimento de 110 milhões de euros, foi anunciado para uma herdade no concelho de Redondo (Évora), onde ficou inacabado outro complexo hoteleiro.

O empreendimento Palheta, que vai ‘nascer’ na Herdade da Palheta, entre Évora e Redondo, é financiado pelo Global Real Estate Fund e gerido pela empresa financeira Arbra Partners Ltd, fundada pelo brasileiro Lucas Bitencourt, em 2022.

Porto de Sines mantém-se no top 15 europeu

O porto de Sines manteve-se no 14º lugar no top 15 dos maiores portos de contentores da Europa e foi um dos poucos a registar crescimento em 2023, conforme observado por Theo Notteboom.

No decorrer do ano passado, em comparação com 2022, o volume de contentores movimentados nos 15 maiores portos europeus diminuiu 7%, totalizando 72,3 milhões de TEU. Sines encerrou o ano com um aumento de 0,2%, atingindo 1,7 milhões de TEU, afastando-se assim de Marselha.

O que se pode comprar com criptomoedas?

Criptomoedas: onde é que as pode utilizar?

Quando o assunto é criptomoedas, uma pesquisa rápida no Google apresenta vários sites nos quais as pode comprar e muita informação sobre a evolução do valor de mercado da Bitcoin e outras criptomoedas.

Prémios Alqueva Sustentável 2023 entregues na Ovibeja

A cerimónia de entrega dos prémios Alqueva Sustentável 2023 está marcada para dia 2 de maio, em Beja, no âmbito do programa da feira agropecuária Ovibeja.

A informação foi divulgada pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) que, segundo a Lusa, afirma que os prémios, que assentam nos três pilares da sustentabilidade – ambiental, económico e social – “visam incentivar o desenvolvimento de estratégias para a adoção de boas práticas agrícolas e de bem-estar animal”.

Páginas