Está aqui

Tecnologia

Corticeira Amorim vai desenvolver interiores do primeiro comboio português

A CP juntou a Faculdade de Engenharia do Porto, o Instituto Superior Técnico e empresas como a Corticeira Amorim, a Efacec ou a Siemens para criar o primeiro comboio português. A notícia, que está a ser avançada pelo Público, refere que o primeiro comboio português vai ter o motor desenvolvido pela Efacec, a caixa pela Salvador Caetano, os moldes, cablagens e portas pela Associação de Fabricantes Indústria Automóvel, os interiores pela Almadesign e a Amorim e o grupo Sermec, especialista em metalomecânica de precisão e que trabalha com a Airbus.

Ponte de Sor quer liderar cluster aeronáutico nacional

No "coração do cluster aeronáutico português", o passado e o futuro do setor encontram-se no próximo dia 16, num evento pioneiro em que a memória, o investimento e o espetáculo da aviação se juntam num programa em Ponte de Sor.

“No Campo de Aterrissagem estava um mar de gente. E, quando os aparelhos, após algumas evoluções, deslizaram sobre a pista, estalaram festivamente foguetes e morteiros. E todos olhavam com respeito, eivado de um certo tremor, aquelas estranhas máquinas que escalavam as alturas” (jornal A Mocidade).

Delta é o café oficial do Web Summit Lisboa 2019

Reconhecido como um exemplo de inovação e pioneirismo, o Grupo Nabeiro – Delta Cafés volta a marcar presença no maior evento mundial de empreendedorismo, que vai decorrer de 4 a 7 de novembro em Lisboa. A Delta Cafés, marca líder no mercado de cafés em Portugal, e a Delta Q, marca portuguesa líder de café em cápsulas, serão o café oficial do Web Summit 2019.

Durante os quatro dias do evento, todos os participantes da maior conferência de tecnologia do mundo poderão experimentar e saborear o café preferido dos portugueses, entre pitches e reuniões.

Viana do Alentejo combate insucesso escolar com tablets

O município de Viana do Alentejo delineou um plano de combate ao insucesso escolar e que passa pelo recurso às novas tecnologias. O projeto de combate ao insucesso escolar chama-se “5 Estrelas” e tem uma mascote, o Edu.

Um ponto alto deste projeto foi a entrega de tablets, pelo presidente Bengalinha Pinto, e pelos vereadores João Pereira e Paulo Manzoupo, a alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

Sines está a premiar jovens estudantes com ideias inovadoras para o ambiente

O Município de Sines lançou um concurso em parceria com o AICEP Gloval Parques, a Universidade de Évora e o MARE - Centro de Ciências do Mar, dirigido a jovens estudantes do ensino secundário, desafiando-os a construir projetos inovadores de ciência e tecnologia ao serviço do ambiente.

E ontem, 21 de outubro, premiou três equipas da Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA) com três projetos inovadores.

Rali de Clássicos atravessa o Alentejo em 48 Horas

A vigésima quarta edição do 48 Horas Alentejo, uma das mais notáveis provas de automóveis clássicos de Portugal, regressa nos dias 1, 2 e 3 de Novembro à planície alentejana. Na sua edição de 2019, este rali de regularidade histórico, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, vai contar com um percurso que irá percorrer os concelhos de Beja, Serpa, Moura, Vidigueira, Ferreira do Alentejo e Grândola. 

Rally em Reguengos testa novos roadbooks, obrigatórios no Dakar 2020

A primeira prova do Campeonato Nacional de Rally Raid da Federação de Motociclismo de Portugal vai decorrer de 18 a 20 de outubro em Reguengos de Monsaraz. Em prova vão estar 70 pilotos, entre os quais os participantes na próxima edição do Rally Dakar, nomeadamente António Maio (campeão nacional de todo-o-terreno em 2018), Fausto Mota e Mário Patrão, mas também os campeões nacionais de navegação em 2018, Bruno Santos (moto), David Rodrigues e Nuno Matias (ssv).

Empreendedores da Universidade de Évora vencem prémio com tenda biónica para refugiados

O concurso de melhores ideias de negócio Born from Knowledge 2019, promovido pela Agência Nacional de Inovação, atribuiu ao Nautilus, um projeto desenvolvido na Universidade de Évora, o prémio inovação na categoria “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”.

Terceiro Koala AW119 já chegou à Base Aérea de Beja

O terceiro de cinco helicópteros Koala já chegou à Base Aérea de Beja.

Estes novos helicópteros foram comprados para substituir a frota dos Aloeutte III e que estão ao serviço da Força Aérea Portuguesa desde a guerra colonial.

Em fevereiro, chegaram as primeiras duas aeronaves militares o Koala AW119 da Esquadra 552.

Distrito de Évora vai poupar 70% da energia com nova iluminação pública

As ruas dos concelhos do distrito de Évora serão em breve iluminadas por luzes LED. Este investimento – fruto de um acordo entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e a EDP Distribuição - é superior a 21 milhões de euros e permitirá poupar mais de 70% de energia aos municípios.

Páginas