Política Nacional

A importância dos afetos na relação professor-aluno em Moura

O Cine-teatro Caridade, em Moura, acolhe no próximo dia 24 de outubro a conferência nacional “Quero Ouvir os Prós da Educação: A Importância dos Afetos na relação professor-aluno”.

Promovida pelo ComParte, esta é uma iniciativa do ciclo de conferências de lançamento do caderno "O início de muitas soluções: conhecermo-nos". Prós da Educação (jovens alunos e alunas) partilham, na primeira pessoa, o impacto que a relação professor-aluno tem na aprendizagem e ainda ideias e recomendações para transformar e reparar essas relações.

30M€ para mais regadio em Setúbal e Évora

Ainda antes de terminar o mandato, o então ministro da Agricultura, Capoulas Santos, aprovou um novo investimento, na ordem dos 30 milhões de euros, para dois projetos de regadio, em Évora e Setúbal.

Todos os transportes escolares passam a gratuitos em Sines

A Câmara Municipal de Sines aprovou ontem, 17 de outubro, por unanimidade, a assunção integral dos encargos com passes escolares dos alunos do ensino secundário.

A medida, com efeito a partir do presente ano letivo, 2019/2020, tem como objetivo segundo o município "o alívio das famílias desta despesa, contribuindo para a igualdade de acesso à educação e ensino e ajudando a prevenir o abandono escolar. A medida visa, ainda, promover a equidade, reduzindo assimetrias que se verificavam quando aplicados diretamente os apoios legalmente previstos para o transporte escolar".

Moura instala 21 novas ilhas de ecopontos para um melhor ambiente

O Concelho de Moura no Baixo Alentejo está a instalar 21 novas ilhas de ecopontos por todo o concelho.

No total encontram-se instaladas, e em funcionamento, três novas ilhas de ecopontos subterrâneos, localizadas na Praceta Zeca Afonso, no Bairro do Mourasol e na Avenida Poeta Joaquim Costa (junto à Escola Secundária), em Moura.

Gentil Martins vai a Ponte de Sor falar de ética no desporto

O célebre cirurgião plástico e cirurgião pediatra português, celebrizado pelas várias operações de separação de gémeos siameses, António Gentil Martins, vai participar numa tertúlia debate em Ponte de Sor, no próximo dia 19 de outubro, e falar da ética no desporto.

Setecentos mil eleitores não têm quem os represente

Foram quatro milhões e novecentos mil os portugueses com votos válidos nas últimas legislativas. Destes, setecentos mil não contribuíram para eleger nenhum deputado. A culpa não foi deles, que se disponibilizaram para ir às urnas escolher os seus representantes, nem foi dos candidatos, cujas propostas conseguiram captar o seu interesse e aprovação. Foi mesmo da lei eleitoral que temos, que faz corresponder os círculos eleitorais aos distritos administrativos de 1835.

Viana do Alentejo lança ferramenta digital para o sucesso escolar

O município de Viana do Alentejo disponibiliza aos pais, encarregados de educação e alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas uma plataforma digital de apoio ao sucesso escolar. 

Empreendedores da Universidade de Évora vencem prémio com tenda biónica para refugiados

O concurso de melhores ideias de negócio Born from Knowledge 2019, promovido pela Agência Nacional de Inovação, atribuiu ao Nautilus, um projeto desenvolvido na Universidade de Évora, o prémio inovação na categoria “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”.

Sines arranca com construção de novo terminal para mega navios

O concurso para construção de novo terminal no Porto de Sines arranca hoje, terça-feira, dia 15 de outubro. O novo terminal que recebe o nome de Vasco da Gama vai ter uma “capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de TEU e um cais com um comprimento de 1.375 m com 3 posições de acostagem simultânea dos maiores navios do mundo (400 m comprimento, 60 m boca e capacidade 24.000 TEU). Terá uma área de terrapleno de 46 hectares, 15 pórticos de cais e fundos de -17,5 m ZH”, de acordo com o governo.

Autarca de Campo Maior suspende mandato

O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, vai suspender o seu mandato como Presidente da Câmara e passar a pasta ao atual vice-presidente João Muacho.

A causa é a recente eleição de Ricardo Pinheiro para deputado, nas eleições de passado domingo, e em que era o número dois da lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Portalegre.

No distrito norte-alentejano, o PS, com uma lista encabeçada por Luís testa, elegeu os dois deputados.

Páginas