Está aqui

Lazer

Não há migas como as de Mora

Já o dissemos o ano passado e voltamos a defender. Não há migas como as de Mora.

Acompanhadas com carne ou de porco frita, usualmente toucinho, entrecosto ou ambos, por vezes de figos ou uvas, as migas são um dos pratos mais emblemáticos do Alentejo, eventualmente criadas por pastores e que podem ser de pão, de batata, espargos ou coentros. E agora é tempo delas, particularmente em Mora, que lhe dedica um mês inteiro, em jeito de festival e para atrair à vila alentejana sobretudo "forasteiros", como refere a autarquia, que as dinamiza.

Portalegre vai receber concentração com mais de 10 mil motociclistas

O Dia do Motociclista vai ser  este ano assinalado a 3 de maio em Portalegre. O evento tem o apoio da autarquia alentejana, que pretende com ele "colocar o concelho no mapa dos eventos de referência a nível nacional e ibérico, através de um conjunto de atividades passíveis de dar a conhecer as potencialidades do território a públicos diferenciados”, como defende em comunicado.

Serpa: Exposição sobre Anne Frank lembra o horror e as vítimas do nazismo

Serpa tem uma extraordinária exposição sobre a história de Anne Frank, desenhada pela Anne Frank House de Amsterdão, Holanda, e que leva-nos, através da perspetiva da família da adolescente alemã de origem judaica, a compreender ou pelos menos aproximarmo-nos disso, à história das vítimas do Holocausto, perpetrado pelo regime nazi, na Alemanha da II Grande Guerra.

Todo o Alentejo numa feira em Elvas

Mais de três dezenas de expositores vão estar presentes na Expo Alentejo, organizada pela Câmara Municipal de Elvas e que decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, de 30 de janeiro (quinta-feira) a 2 de fevereiro (domingo).

Delta é a empresa nacional que mais patentes regista

A Nova Delta, do Grupo de Rui Nabeiro, em Campo Maior, é a empresa que mais patentes regista no País, ocupando a sétima posição no ranking das dez mais do país.

Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias os portugueses estão a requerer mais registos de patentes (+4,1%) mas menos de marcas (-6,3%).

Viana do Alentejo é cenário do Troféu de Orientação "Sr.ª D'Aires"

Orientação é um desporto individual ou de duplas que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. É esse o desafio que se vai colocar aos atletas que vão participar nos dias 1 e 2 de fevereiro no 3º Troféu de Orientação “Sr.ª D’Aires”, em Viana do Alentejo.

Aprender barranquenho, ouvir violoncelo e conhecer o Ardila

Barrancos vai ser o cenário perfeito para o segundo fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra. A língua barranquenha, traço identitário daquele concelho raiano, é o mote para o encontro de Património, no sábado (1 de Fevereiro, 15h). Esta é uma boa ocasião para o conhecer e aprender os rudimentos da fala de Barrancos.

Museu da Tapeçaria de Portalegre entre os 6 recomendados pela National Geographic

A edição portuguesa da National Geographic recomenda a visita que não deve perder a 6 museus portugueses em 2020 e um deles é o Museu da Tapeçaria de Portalegre.

Évora na final da UEFA Regions'Cup

Às 13horas de hoje, domingo, no Campo 1 da Zona de Lazer de Castelo Branco, a Seleção de Futebol Sénior de Évora disputa a final nacional da UEFA Regions'Cup frente à equipa de Viana do Castelo.

O jogo conta com transmissão no Canal 11 e o vencedor da final representará Portugal na Fase Final Europeia – que este se disputa na Roménia – onde estarão todas as equipas vencedoras dos respetivos países.

A seleção alentejana é orientada por João Paulo Fialho e tem como Diretor Técnico o Professor Jorge Vicente

 

Imagem do Facebook da AFE

Vem aí um mês cheio de Migas

Se é apreciador de comida alentejana, já saberá que fevereiro é o mês das Migas em Mora e este ano não será exceção.

Durante todo o mês, em 11 restaurantes do concelho, as migas vão o prato principal e em destaque. De tomate, de espargos, de batata, de bacalhau…. Não faltarão as tradicionais e outras mais inovadoras.

O “Mês das Migas” é marco anual em Mora – esta é já a sétima edição - é uma iniciativa da câmara municipal em colaboração com restaurantes locais e que visa a gastronomia regional e a atrair visitantes.

 

Imagem de e-konomista.pt

Páginas