Está aqui

Lazer

Hoje é o Dia dos Jornalistas Pela Paz

O Dia dos Jornalistas Pela Paz celebra-se anualmente a 27 de outubro e é um dia reflexão sobre o papel do jornalista e de comemoração de todos os jornalistas que "com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo".

O papel do jornalista consiste em relatar os factos isentamente, sem interesses pessoais e sem influências, sejam políticas, monetárias, ou de outra natureza. Neste dia destaca-se o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas.

Alentejanos sagram-se campeões e vice-campeões nacionais de Caça

Domingos Carloto e Jorge Gaidão, de Moura, sagraram-se respetivamente Campeão Nacional  e Vice-Campeão Nacional de Caça em Mértola. 

Esporão lança primeiro vinho branco com certificação biológica

O Esporão acaba de lançar a colheita de 2019 do Esporão Reserva Branco, avança o portal Publituris. Esta é a primeira colheita deste vinho com certificação biológica.

João Roquette, CEO do Esporão, afirma que “começámos este trabalho há mais de uma década com a convicção que poderíamos atingir novos patamares de qualidade. Neste processo, olhámos para o futuro sem nunca abdicar do passado, do clássico que construímos ano após ano, dos solos, vinhas e uvas que sempre fizeram este vinho”.

Vinhos Alentejanos (outra vez) em grande nos concursos internacionais

Na 17ª edição da maior e uma das mais conceituadas competições de vinhos internacional, dois vinhos da Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, foram premiados com Prata e Bronze.

No certame promovido pela revista inglesa da especialidade com o mesmo nome “Decanter World Wine”, o Adega Mayor Touriga Nacional 2016 foi distinguido com Medalha de Prata e o Adega Mayor Reserva 2016 foi reconhecido com uma Medalha de Bronze.

Alentejo foi “a estrela do verão” no turismo nacional

Um estudo da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), divulgada esta semana, mostra que o Alentejo registou uma taxa de ocupação turística na ordem dos 71% durante o mês de agosto, tendo mesmo sido considerado pela presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, como “a estrela do verão” do turismo nacional.

A hora muda domingo. É menos ou mais hora hora para dormir?

.A hora vai mudar no próximo domingo, dia 25 de outubro e a conta imediata que fazemos é se ganhamos ou perdemos uma hora para dormir.

Universidade de Évora recebe prémio com estudo sobre recuperação clínica

A Universidade de Évora divulgou um estudo sobre a recuperação clínica e qual a melhor forma de evitar problemas cardiovasculares e outros nos doentes em recuperação, merecendo uma menção honrosa por parte do Comité Olímpico de Portugal nos Prémios Ciências e Desporto.

Vale do Guadiana tem a maior taxa de nascimentos de linces da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, revelam os resultados dos censos 2019 divulgados esta quarta-feira pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Estes dados, citados pela agência Lusa, indicam que a taxa de nascimentos (taxa de produtividade) no Vale do Guadiana é a mais elevada na península, sendo que, em 2019, das 13 ninhadas referenciadas, três geraram cinco crias cada uma, quando anteriormente o máximo registado foi de quatro crias por ninhada.

Pousadas de Portugal reabrem unidades em Évora e Marvão

As Pousadas de Portugal vão reabrir, este mês, a Pousada dos Loios em Évora e a Pousada de Marvão, no distrito de Portalegre, através de uma campanha especial a partir de 85 euros, de acordo com o portal Publituris.

Em Évora, o antigo Convento dos Loios conserva a sua arquitetura original, e “um ambiente pleno de tranquilidade”. Já a Pousada de Marvão é constituída por um conjunto de casas tradicionais, situadas a 860 metros de altitude, com vistas magníficas para Espanha e a planície alentejana.

Alvito promove “Outono à Mesa” até 1 de novembro

A Câmara Municipal de Alvito está a promover a quinzena gastronómica “Outono à Mesa”, válida até 1 de novembro.

De acordo com a autarquia, o objetivo é “valorizar os produtos da época e os restaurantes do concelho”. Além disso, a iniciativa prevê um sorteio que contempla 6 vales de oferta, em que os vencedores recebem um vale com uma refeição para duas pessoas, válido até 31 de março de 2021. Os restaurantes aderentes podem ser consultados no site da autarquia.

Páginas