Está aqui

Internacional

Governo anuncia nova fábrica de aviões em Évora e 1200 postos de trabalho

Um projeto do CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) com a brasileira Desaer vai desenvolver e produzir aeronave ligeira em Évora, no primeiro programa aeronáutico completo do país e que promete criar 1200 postos de trabalho.

Eurodeputada do PCP em ronda política, hoje em Évora

A eurodeputada do PCP, Sandra Pereira, promove hoje, 25 de setembro, uma ronda de contactos políticos no Distrito de Évora. Sandra Pereira inicia o dia de trabalhos pelas 9h00  numa reunião com a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freita.

Um pouco mais tarde a eurodeputada reúne com a administração da GESAMB, empresa intermunicipal da gestão de resíduos. Da parte da tarde Sandra Pereira visita a Cooperativa Agrícola S. Pedro em Portel e encerra o dia de visitas com um encontro com oleiros de S. Pedro do Corval.

Sines no centro do acordo do hidrogénio verde entre Portugal e os Países Baixos

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, da República Portuguesa, e o Ministro dos Assuntos Económicos e da Política Climática, dos Países Baixos, assinaram esta semana um Memorando de Entendimento para afirmar a sua intenção de ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países Baixos para 2030. O memorando prevê o desenvolvimento de uma cadeia de valor estratégica de exportação-importação, garantindo a produção e o transporte de hidrogénio verde de Portugal para os Países Baixos e o seu hinterland, através dos portos de Sines e de Roterdão.

Universidade de Évora pesquisa solução para baterias de veículos elétricos em fim de vida

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Betteries estão a ensaiar as melhores respostas para o que fazer com todas as baterias usadas dos veículos elétricos, numa intervenção integrada no projeto POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework.

Vinhos do Alentejo ganham certificado restrito na China

Esta semana, foi firmado entre a China e a União Europeia um acordo que concede ao vinho alentejano uma certificação de qualidade no mercado chinês, um acordo do agrado da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Este acordo confere a proteção a 100 indicações geográficas europeias e a 100 chinesas, estando os vinhos do Alentejo entre as seis iguarias portuguesas que fazem parte da lista europeia.

Dom Borba, o azeite alentejano que acaba de vencer ouro e prata lá fora

A Cooperativa de Olivicultores de Borba voltou a ser galardoada, através de um azeite da sua marca, em dois dos mais importantes concursos de azeites do mundo

“Dom Borba – Selecção Azeite Virgem Extra”, recebeu o Prémio Prestige Gold para azeite virgem extra no concurso internacional Terraolivo , que se realizou em Israel e que reconheceu a qualidade deste azeite produzido em Borba.

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Vinhos alentejanos protegidos no acordo entre a UE e a China

Os vinhos com indicação geográfica do Alentejo, entre tantos outros produtos nacionais, passaram a ser protegidos no acordo fechado entre a União Europeia e a China, que pretende combater a imitação e usurpação de 100 indicações geográficas europeias no mercado chinês e 100 indicações geográficas chinesas no mercado europeu.

Alentejo é palco do Festival Terras sem Sombra entre outubro e dezembro

A 16.ª edição do Festival Terras sem Sombra, que foi interrompida em março devido à covid-19, vai ser retomada em outubro, em vários concelhos do Alentejo, para mais sete fins de semana com concertos e ações sobre património e biodiversidade, anunciou a organização.

Ursula von der Leyen faz discurso do Estado da União aos europeus

O dia 16 de setembro, a partir das 8h00, vai ser marcado pelo Discurso do Estado da União 2020, pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Trata-se do seu primeiro discurso sobre o estado da União, um discurso anual que o Presidente da Comissão Europeia profere, em setembro, perante o Parlamento Europeu e este ano pode ser seguido em direto pela página de Facebook do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo (CIED).

Páginas