Está aqui

Internacional

Autarquias alentejanas juntam-se em projeto empresarial vencedor de prémio

O projeto “Born from Knowledge”, da Agência Nacional de Inovação, ex aequo com o Pro-Move-Te, da Associação de Solidariedade Social Coração Delta, venceu a categoria 2, “Investimento nas Competências Empreendedoras”, dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

De acordo com o Dinheiro Vivo, este projeto surge da parceria com as autarquias de Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Hoje é o Dia dos Jornalistas Pela Paz

O Dia dos Jornalistas Pela Paz celebra-se anualmente a 27 de outubro e é um dia reflexão sobre o papel do jornalista e de comemoração de todos os jornalistas que "com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo".

O papel do jornalista consiste em relatar os factos isentamente, sem interesses pessoais e sem influências, sejam políticas, monetárias, ou de outra natureza. Neste dia destaca-se o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas.

Ponte de Sor vai produzir aeronaves ligeiras e criar 1200 empregos

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, em Portalegre, vai acolher a produção da primeira aeronave ligeira integralmente feita em Portugal, cujo primeiro protótipo deverá estar concluído em 2023, avançou o município à Lusa.

Hugo Hilário, presidente da autarquia, falava à Lusa após o encerramento do primeiro dia da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que decorre até ao dia de hoje, sexta-feira, na cidade alentejana. “A parte da industrialização da aeronave será em Ponte de Sor, devido às condições do aeródromo”, referiu.

Zorrinho elogia progressos na coordenação europeia de resposta à pandemia

“Mais do que nunca os cidadãos europeus estão atentos às respostas políticas daqueles que elegeram para os representar”, afirmou ontem o eurodeputado eborense Carlos Zorrinho ao intervir no debate do Parlamento Europeu sobre as Conclusões do Conselho Europeu de 15 e 16 de outubro.

Nova empresa da indústria do Espaço e da Defesa vai ter sede em Ponte de Sor

A empresa Magellan Orbital, que reúne a indústria do Espaço e da Defesa, vai ser criada em Ponte de Sor, para promover o desenvolvimento, integração e operação de constelações de pequenos satélites destinadas à observação terrestre.

Fonte da empresa Tekever, especializada na produção de `drones´ e uma das entidades fundadoras desta futura empresa, explicou à agência Lusa que “não está definido” o volume total de investimento, sublinhando que os parceiros partem para este desafio com um conjunto de projetos na área tecnológica, que envolvem mais de 30 milhões de euros.

Foguetões em Ponte de Sor podem gerar empregos e milhões de euros

Ponte de Sor recebe, a partir de hoje, quarta-feira, 120 estudantes de engenharia que vão construir foguetões para lançar e testar nos céus alentejanos.

Esta receção faz parte do EuRoc, uma competição universitária europeia de lançamento de pequenos foguetões (rockets), no âmbito da Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica que decorre na cidade alentejana até sexta-feira, para discutir o futuro dos setores da aviação, espaço, defesa e aeronáutica.

Sines bate Évora e vence Iberian Festival Awards 2020

A 5.ª edição da gala dos Iberian Festival Awards 2020, que reconhece e premeia toda a indústria dos festivais de música, atribuiu o prémio de Best Cultural Programme ao FMM Sines.

O Festival Músicas do Mundo, de Sines, (FMM Sines) que foi cancelado este ano devido à pandemia de Covid-19, tinha confirmadas atuações de Nitin Sawhney, Amadou & Mariam com os Blind Boys of Alabama e a chilena Mon Laferte, entre outros. O prémio diz respeito a 2019 e na mesma categoria concorria o Artes à Rua, um festival cultural de Évora.

Joacine Katar Moreira apresenta livro em Évora

Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau” é um livro de Joacine Katar Moreira que coloca em fricção o conceito de “matchundadi” e a política e o Estado guineenses. A apresentação está a cargo de Rita Natário (FCSH-UNL), a decorrer no dia 26 de outubro, pelas 16h, na Sala das Bellas Artes, Biblioteca Geral da Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo.

Drones fabricados no Alentejo patrulham as costas de França

Drones fabricados pela Tekever no centro de Negócios e Indústria Aeronáutica/ AeroEspacial, do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, os AR5, tem sido os drones utilizados em várias missões de patrulhamento e vigilância em vários países das União Europeia, como é o caso da França, onde a sul, em Istres, têm patrulhado a costa mediterrânica.

Monsaraz Reserva Tinto 2017 premiado no maior concurso mundial de vinhos

A CARMIM, empresa de vinhos sediada em Reguengos de Monsaraz, voltou a ser premiada no Decanter World Wine Awards 2020, um dos concursos de vinho de maior prestígio a nível internacional, com o prémio “Best in Show” para o seu vinho Monsaraz Reserva Tinto 2017.

De acordo com nota publicada no Facebook, de todos os vinhos degustados, apenas 50 foram premiados com “Best in Show”. O Monsaraz Reserva Tinto 2017 atingiu 97 em 100 pontos, “o único vinho do Alentejo com esta distinção”.

Páginas