Está aqui

Internacional

Conheça o avião que António Costa vem hoje comprar a Évora

Esta tarde, o Primeiro-Ministro António Costa estará em Évora, no Parque da Indústria Aeronáutica da cidade, para assinar os contratos relativos à aquisição das Aeronaves KC-390, da Embraer.

Numa cerimónia que contará também com a presença do CEO da Embraer Portugal, Yuri Lopes Capi, Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, entre outras entidades regionais e nacionais, ficará confirmada a compra de 5 aeronaves no valor de 827 milhões de euros.

Filipe Ramalho vai representar gastronomia alentejana no Rio Gastronomia 2019 no Brasil

Filipe Ramalho, Chef do restaurante Basilii, no Torre de Palma Wine Hotel, irá rumar ao Rio de Janeiro para participar na 9ª edição do Rio Gastronomia 2019, um dos maiores eventos gastronómicos do Brasil.

Filipe Ramalho vai tentar surpreender com o seu showcooking, inspirado na sua origem e essência alentejana, destacando a “Açorda de Poejo e Coentros Alentejana com Lombo de Bacalhau marinado em Mosto de Alicante Bouschet” e o “Arroz Doce”, pratos de assinatura do Restaurante Basilii do Torre de Palma Wine Hotel.

Faz anos hoje, 20 de agosto

A 20 de agosto de 1791 era descoberto o Alasca pelo navegador dinamarquês Vitus Jonas Bering. No mesmo dia, em 1914, tropas alemãs tomaram Bruxelas durante a I Grande Guerra Mundial. Em 20 de agosto de 1940 – Morreu em Coyoacán, México, Liev Davidovich Bronstein Trotsky, assassinado em sua casa, por Ramon Mercader.

Cerveja alentejana Barona vence três prémios no World Beer Awards

O concurso World Beer Awards distinguiu a marca de cervejas artesanais alentejanas Barona. BARONA IPA na categoria IPA Speciality, a BARONA APA na categoria American Style Pale Ale e a BARONA Porter na categoria Strong Porter.

O concurso World Beer Awards seleciona as melhores cervejas de todo o mundo, segundo diferentes categorias e estilos de cerveja. Este ano analisou mais de 3500 referências de cerveja de diversos estilos e atribuiu 11 troféus a Portugal.

Aeroneo desiste de se instalar em Beja

A Aeroneo, empresa que pretendia desde 2015 instalar-se para desmantelar aeronaves no aeroporto de Beja, sobretudo Antonov's a operar em África, desistiu do projeto.

Faz anos hoje, 18 de agosto

A 18 de agosto de 1836 eram estabelecidas em Portugal as primeiras caixas de previdência, numa iniciativa da rainha D. Maria II, e que à data ficaram conhecidas como Montes de Piedade. Também a 18 de agosto mas em 1850, morre em Paris, Honoré de Balzac, com infeção cerebral. No mesmo dia em 1928 é inaugurada em Lisboa, a estação ferroviária do Cais do Sodré.

Fazem anos hoje Marcelo Caetano, o prémio Pulitzer e o escândalo Monica Lewinsky

A 17 de agosto de 1903 Joseph Pulitzer estabelecia o Prémio Pulitzer de jornalismo. No mesmo dia mas em 1906, nasceu em Lisboa, Marcelo José das Neves Alves Caetano. Em 1915 a patente da ignição elétrica para carros foi feita pelo norte-americano Charles Kettering. Até então os carros eram ligados por impulso manual. E por fim mas não menos importante, a 17 de agosto de 1998 o presidente dos E.U.A. Bill Clinton, assumiu publicamente o relacionamento sexual com Monica Lewinsky, nas instalações da Casa Branca, onde esta era estagiária.

 

Greves no Porto de Sines põem em causa investimento de 547 milhões

A concessionária do porto de Sines, a PSA, empresa estatal de Singapura, está a reagir mal às várias greves marcadas pelos estivadores desde o início do ano e ameaça rasgar o contrato de investimento assinado com o Estado para expandir o terminal de contentores, no valor de 547 milhões de euros.

A notícia é avançada hoje pelo Jornal Económico que refere o alerta da concessionária para quebras acima de 25% nas mercadorias movimentadas e perdas de nove milhões de euros, em resultado das consecutivas greves dos estivadores.

Évora com nove concertos de música clássica no FIMÉ

Trata-se da II Edição do Festival Internacional de Música de Évora, que este ano é dedicada ao período Renascentista e Barroco. Entre 21 e 25 de Agosto acontecem nove concertos, protagonizados por 20 músicos, nacionais e estrangeiros, especialistas neste repertório, que tocam em instrumentos de época.

Aeronáutica de Grândola recebe 8 milhões de euros de cofinanciamento

O Ministério do Planeamento e Infraestruturas homologou o apoio do Programa Operacional COMPETE 2020 ao investimento de 33 milhões de euros da empresa LAUAK. Este apoio vai contribuir para a implementação de uma nova unidade do setor aeronáutico em Grândola.

O cofinanciamento de 7,9 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional vai apoiar a criação de 274 novos postos de trabalho, cerca de 70 dos quais altamente qualificados, e possibilitar exportações no valor anual de 30 milhões de euros, sendo "objetivo" da empresa acolher cerca de 600 trabalhadores após 2023.

Páginas