Está aqui

Exposições

Alcácer do Sal expõe Azulejaria do Século XVI

Em Alcácer do Sal, a “Azulejaria do Século XVI” vai estar em exposição, na Cripta Arqueológica.

Patente até 30 de julho, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h e das 15h às 18h30.

Com o nome "À descoberta das reservas do Museu Municipal Pedro Nunes - A Azulejaria do Século XVI", esta exposição é constituída por 11 peças de azulejaria hispano-árabe (três pequenos painéis e azulejos avulso).

Museu Berardo Estremoz vai abrir este mês

O museu com a maior coleção privada de azulejos de Portugal vai abrir, dia 25 deste mês, em Estremoz.

Vhils homenageia agricultores com retrato de mulher ceifeira na Comporta

O artista Vhils criou um retrato gigante de uma agricultora em homenagem a trabalhadores e agricultores, na Quinta da Comporta.

Alexandre Farto retratou uma ceifeira do arroz num muro da Quinta da Comporta, descrevendo a obra como “um símbolo das gerações que ajudaram a moldar esta paisagem fértil ao longo dos séculos, ajudando a preservar a sua memória e importância para o futuro”.

Bombeiros “Pequenos, Grandes Heróis” é exposição em Portalegre

Desde o passado dia 18 que, na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, no Hall do Hospital Doutor José Maria Grande, está patente uma das maiores exposições portuguesas de miniaturas de Bombeiros.

A exposição “Pequenos, Grandes Heróis”, pertence ao colecionador João Paio, de Campo Maior, um militar da GNR na reserva e voluntário nos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, e vai estar patente até 11 de setembro de 2020.

Esta é a maneira da ULSNA homenagear os bombeiros que estão também na primeira linha no combate à pandemia e aos incêndios.

 

Alcáçovas recebe “Janelas do Alentejo” de Carlos Figueira

De 19 de junho a 23 de agosto, o Paço dos Henriques, em Alcáçovas, recebe a exposição “Janelas do Alentejo”, de Carlos Figueira.

O projeto com o mesmo nome teve início em 1993 e deu o mote para esta exposição, sendo hoje uma marca registada que pretende divulgar o património alentejano através da interpretação de elementos arquitetónicos, entre outros.

Em exposição estarão 40 peças, réplicas ou interpretações dos elementos originais, feitas à mão com recurso a técnicas artesanais.

Norte-americana Deanna Sirlin escolhe Alentejo para a sua primeira apresentação nacional

A partir do dia 6 de junho, o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida apresenta Strata, a primeira apresentação da artista norte-americana Deanna Sirlin em Portugal.

Cidade de Portalegre celebra 470 anos

Dia 23 de Maio é o dia da cidade de Portalegre, que neste ano 2020 conta já com 470 anos desde sua elevação.

O contexto de pandemia implica ajustamento nas celebrações, que serão feitas online. Às 00h00 repicarão os sinos em todas as igrejas da Cidade. Logo pela manhã, às 9h00, ao Hastear da Bandeira e pelas 15h00, aos discursos oficiais do Presidente Assembleia Municipal e da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre.

Às 16h00 a Recreação Musical da música das Maias pela Sociedade Musical Euterpe e Sociedade Musical Alegretense.

Os ossos que lá estão, esperam os seus, novamente

É um ícone de Évora e do Alentejo e atrai milhares de turistas anualmente. A Capela dos Osso de Évora reabre ao público a partir da próxima terça-feira, 19 de maio, bem como o Núcleo Museológico de Arte Sacra e a Coleção de Presépios Canha da Silva.

Com 380 mil visitantes em 2019, o horário será das 9h às 19h, sendo a última entrada às 18h30 e estarão em vigor as regras gerais do desconfinamento: uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos à entrada e à saída e distanciamento entre as pessoas.

Só entrarão 10 pessoas em simultâneo para permitir o distanciamento mínimo.

Santo António e Monsaraz Museu Aberto só em 2021

O Município de Reguengos de Monsaraz não vai realizar as edições deste ano das Festas de Santo António e da bienal cultural Monsaraz Museu Aberto. A autarquia cancelou até ao dia 1 de julho todos os eventos que ia organizar e até essa data não vai emitir qualquer licença para iniciativas culturais, recreativas e desportivas das associações ou de particulares. A pandemia de covid-19 assim o impõe.

Semana Santa no Crato

O Crato, no Alto Alentejo, tem um calendário único da semana santa, convidativo a passar por lá uma santa semana.

Apesar de religioso o programa celebrativo da Quaresma e Semana Santa no Crato inclui ao mesmo tempo um conjunto de iniciativas de carácter cultural.

Páginas