Está aqui

Exposições

Azeite alentejano vence ouro no World’s Best Olive Oils 2019 em Nova Iorque

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB (da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos) acabou de ser reconhecido com medalha de ouro no Concurso Internacional “World’s Best Olive Oils 2019”, que se realizou em Nova Iorque, concorrendo com mais de 900 azeites oriundos de 28 países e sendo assim considerado um dos melhores azeites do mundo.

Arte Contemporânea do MACE de Elvas exposta na Cordoaria Nacional

A Cordoaria Nacional acolhe, a partir de 15 de maio, “Ponto de Fuga”, uma exposição coletiva com curadoria de João Laia que reúne uma série de obras pertencentes à Coleção António Cachola, algumas das quais adquiridas especificamente para esta ocasião.

A exposição desenrola-se em dois momentos, inaugurando de forma sucessiva nos dias 15 de Maio e 1 de Junho e pode ser visitada nos pisos 0 e 1 do edifício.

Em Monsaraz há “Mãos que falam”

Em Monsaraz, há “Mãos que falam” e, aqui, cada mão ganha existência e comunica um sentido distinto, em função de quem a olha e interpreta tornando esta exposição um périplo que toma como referencial o domínio da gestualidade, com o riquíssimo acervo de símbolos que lhe está associado.

Assim o diz a artista Maria Leal da Costa e que apresenta a exposição “Mãos que falam”, patente na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, até 7 de julho.

Monsaraz com "Gente da Terra Ardente"

As paredes das casas das ruas da vila medieval de Monsaraz vão ter expostas imagens de pinturas e desenhos de Flávio Horta. “Gente da Terra Ardente” é o título da exposição que vai ser inaugurada amanhã, dia 11 de maio, às 11h, junto à Porta da Vila de Monsaraz, e que vai estar patente até julho de 2020.

NASA e Agência Espacial Europeia em Ponte de Sor

A NASA e a Agência Espacial Europeia vão iniciar colaboração com o maior evento aeronáutico do país e que decorre em Ponte de Sor.

O ‘cluster’ aeronáutico e aeroespacial agrupado no Portugal Air Summit 2019 vai ter o contributo das duas principais agências espaciais. A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), vão realizar eventos conjuntos no próximo ‘Portugal Air Summit (PAS)’, que se realizará em Ponte de Sor, de 30 de maio a 2 de junho, anunciou esta semana o presidente da câmara municipal local, Hugo Hilário.

Seis países e 12 dias de festa no Festival Internacional de Marionetas em Montemor

Uma mulher perfeita, sete pecados mortais, gigantes, uma mão esquerda curiosa, objetos que ganham vida, um crime peculiar, a menina do regador e ao fundo… o som de um rádio a tocar! Tudo isto e muito mais para ver no 12º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo que conta este ano com a participação de companhias de seis países e que decorre entre 22 de maio e 2 de junho,

O festival é repleto de teatro, música, filmes, workshops e conversas sempre em torno das marionetas e conta com companhias de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Polónia.

Mértola é única e, por estes dias, orgulhosamente islâmica

Mértola volta a vestir-se da cor, sons, cheiros e sabores que povoavam há séculos o seu quotidiano amuralhado. A magia da 10ª edição do Festival Islâmico regressa às ruas do Centro Histórico entre 16 a 19 de maio, onde a herança islâmica da Vila-Museu mistura-se com mercadores e artesãos vindos da bacia do Mediterrâneo, numa celebração cultural única.

Beja trouxe o azulejo para o país há 552 anos e assinala a data com uma festa

Em 1467 a Infanta D. Brites encomenda para o seu Palácio dos Infantes, em Beja, azulejos das oficinas de Manizes, Valência. Um novo elemento artístico e decorativo entra em Portugal, e depois forra paredes, pavimentos e tectos de uma nova arquitectura nacional, conhecida como o Manuelino-Mudéjar. 

Daqui, desta cidade de milénios, se inicia a introdução daquela que é considerada a arte primeira de Portugal, a sua arte azulejar, que decora, ainda no mesmo século o convento de Jesus em Setúbal, o palácio de Sintra e a quinta da Bacalhôa em Azeitão.

Moura é azeite, gastronomia e a centenária Água Castello

Toda a gente a conhece, a maioria já a bebeu mas nem todos saberão que é alentejana, que é comercializada há 120 anos e que é de Moura. Falamos da célebre Água Castello, uma das mais antigas águas minerais engarrafadas, fundada em 1899 pela empresa Águas de Moura e que ganhou estatuto nacional pela sempre inovadora e original forma de publicitação.

Museu dos Cristos de Sousel - Um sonho realizado!

Foi finalmente inaugurado o Museu dos Cristos de Sousel. Trata-se de um projeto estruturante para o concelho, que concretiza uma aspiração de décadas, por parte da população local.

Em 2003, tive a oportunidade de participar nesta iniciativa e de contribuir para esta história, que conheceu vários projetos ao longo do tempo. Integrei uma das fases deste longo processo.

Páginas