Está aqui

Empresas

Évora vai discutir impacto da imigração no setor agrícola no Alentejo

A migração dos trabalhadores, tanto em termos geográficos como em termos ocupacionais de atividades relacionadas com a agricultura, consiste numa das maiores transformações neste sector no século XX.

Hoje vamos saber quem são os premiados do Turismo do Alentejo 2018

Amanhã, 15 de junho, é dia de saber quem são os distinguidos pelos prémios "Turismo do Alentejo" e "Turismo do Ribatejo", promovidos pela Entidade Regional de Turismo, que é presidida por Ceia da Silva e cujo júri integra José Manuel Simões, do Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa, António Lacerda da Agência Regional de Promoção Turística, José Manuel Santos, da Turismo do Alentejo / Ribatejo, Armando Rocha, da Neoturis, Carina Monteiro da Publituris, José Luís Elias da Turisver, Pedro Chenrin da Ambitur; Joana Emídio dO Mirante, José Miguel Piçarra do Diário do Sul, Jaime

Central Fotovoltaica de 55 hectares em Évora começa a produzir hoje

A central fotovoltaica de Vale de Moura, no concelho de Évora – uma das primeiras em toda a Península Ibérica a ser explorada sem qualquer tipo de subsídios públicos – entra em funcionamento hoje, dia 14 de junho, anunciou hoje o grupo energético Axpo. 

Com uma área de 55 hectares e uma capacidade total instalada de 28,8 megawatts (MW), a nova central estará a funcionar em pleno a partir de sexta-feira, para produzir mais de 52 gigawatts-hora de energia limpa por ano – o equivalente ao consumo médio anual de quase 10.000 habitações.

CTT promete reabrir estações de correios encerradas no Alentejo

Ainda não se sabe que estações dos CTT vão reabrir das 33 que foram encerradas pela anterior administração dos correios mas uma coisa parece certa, nenhum concelho vai ficar sem Estação de CTT, a crer nas declarações de João Bento, novo presidente executivo dos CTT, dadas ontem no Parlamento.

Os CTT encerraram no ano passado 70 estações de correios, medida que afetou 33 concelhos no País, metade dos quais no Alentejo. Os dados foram fornecidos pela ANACOM.

Norberto Patinho acusa PEV de "alarmismo injustificado" em relação às culturas intensivas no Alentejo

O deputado socialista eleito por Évora Norberto Patinho intitulou o debate de urgência, proposto pelo PEV - Partido Ecologista Os Verdes, sobre as culturas agrícolas intensivas e super intensivas como “um alarmismo injustificado e não comprovado”, que coloca em causa o contributo à dinamização da agricultura, ao desenvolvimento da região e também ao combate das alterações climáticas

Cerveja Barona traz mais três medalhas para o Alentejo

A Cervejeira Alentejana que produz a Barona, foi distinguida pelo Ibeerian Awards 2019 com Prata e Bronze

A BARONA, Brewing Company, fabricante de cerveja artesanal do Alentejo, voltou a ver a suas cervejas distinguidas, desta vez pelo Concurso Ibeerian Awards 2019. A BARONA APA com Medalha de Prata no estilo American Pale Ale, a BARONA Gravitational Collapse com Medalha de Prata no estilo American Stout e a BARONA Blonde com Medalha de Bronze no estilo Cream Ale.

Nabeiro entra no mercado polaco com a Delta Q

A Delta Q, marca portuguesa líder de café em cápsulas, da Delta Cafés, chega agora à Polónia através de um acordo de distribuição com a Biedronka, a cadeia de retalho da Jerónimo Martins na Polónia, estando disponível em mais de 2900 lojas, em 1100 localidades.

Alentejo, Centro e Extremadura com 4,55 milhões de euros para estratégia conjunta agroalimentar

O FEDER, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional atribuiu 4,55 milhões de euros ao projeto Innoace, que reúne várias regiões fronteiriças de Portugal e Espanha, com o objetivo de identificar e desenvolver melhores processos e produtos no setor agroalimentar. O objetivo do programa é o de impulsionar a Investigação e Inovação transfronteiriças em Portugal e Espanha.

O próximo período de programação conta com 14 instituições de três regiões: Centro e Alentejo em Portugal e Extremadura em Espanha.

 

Espanhóis numa corrida com o Alentejo pela energia solar

A espanhola elétrica Iberdrola quer rivalizar com a maior central fotovoltaica da Europa, que irá nascer no Alentejo, segundo está a avançar a agência Bloomberg, e já deu início ao processo de construção na região castelhana da Extremadura de um empreendimento solar de 590 megawatts, num investimento de cerca de 300 milhões de euros, estando ainda dependente do resultado de avaliação de impacte ambiental.

Páginas