Está aqui

Desporto

Árbitro alentejano regressa aos jogos dos grandes

O árbitro do confronto que opõe os vice-campeões nacionais, o FC Porto, e os açoreanos do Santa Clara, este domingo, a partir das 20.30 horas, no Estádio do Dragão, terá arbitragem de Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.

Melhores ciclistas de resistência do Mundo passam no Alentejo

Vai realizar-se, pela primeira vez em Portugal, uma prova de ultraresistência ciclista à escala mundial.

O jogo antigo que o Alentejo não deixa morrer

A Malha é um dos mais ancestrais e enraizados jogos populares nas tradições rurais alentejanas e junta em torno de si várias gerações, de homens e mulheres, que insistem na sua preservação. 

Mesmo que não o pratica está familiarizado com o jogo, que consiste em arremessos da malha (uma chapa de ferro grossa) para tentar derrubar o "xito", uma peça cilindrica colocada na vertical no chão.

Évora com festa de 9 dias dedicada à bicicleta

A cidade de Évora volta a receber, uma vez mais, o Bikévora – Festa da Bicicleta, cuja edição deste ano irá decorrer entre os dias 21 e 29 de Setembro. Trata-se de um grande evento desportivo promovido pelo Município de Évora em torno da bicicleta, que promove a atividade física para as famílias eborenses.

O objetivo do BIKÉVORA é a de congregar neste período uma série de atividades de competição e lazer organizadas por agentes desportivos locais sob o patrocínio da edilidade, procurando-se deste forma dar a devida visibilidade ao meio de transporte bicicleta.

Grande prémio de atletismo este fim-de-semana em Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo em parceria com o Clube da Natureza de Alvito e o Clube de Atletismo de Viana, organiza dia 22 de setembro, domingo, o Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires - Luís Filipe Branco, em Viana do Alentejo.

O Município volta a prestar homenagem, nesta 6ª edição, Luís Filipe Martins Branco, "uma personalidade que muito contribuiu para o desenvolvimento do desporto no Concelho, tendo sido o fundador da Secção de Atletismo do Sporting Clube de Viana do Alentejo, através da qual organizou, a partir de 1982, o Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires".

Baja TT Vindimas do Alentejo cancelada

A Baja TT Vindimas do Alentejo, agendada para este fim de semana, não se vai realizar.

Esta era uma prova a contar para a Taça de Portugal de Todo-o-Terreno mas, devido ao elevado risco de incêndio rural e que levou ao alerta vermelho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a prova que decorreria pelos trilhos do Baixo Alentejo foi suspensa por razões de segurança, tal como aconteceu com o Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa.

Paraquedismo turístico em Évora atrapalha helicópteros de emergência

O paraquedismo turístico explorado no aeródromo de Évora está a causar fortes constrangimentos à aviação de emergência, nomeadamente aos helicópteros de emergência decombate aos fogos e cuidados de saúde.

A notícia está a ser avançada hoje pelo JN que aponta para além do caso do aeródromo de Évora os casos de Proença-a-Nova, Braga e Viseu, mas refere que em Évora se encontram os maiores problemas e número de incidentes.

Baja TT Vindimas do Alentejo disputada por mais de uma centena de pilotos

A Baja TT Vindimas do Alentejo, que decorre entre 6 e 8 de setembro em Beja, Aljustrel, Castro Verde e Mértola conta com mais de uma centena de pilotos (26 carros, 48 SSV, 12 motas e 9 Quads)

Na prova disputa-se a Taça de Portugal para SSV, Moto e Quad, e segundo a Rádio Pax está confirmada a presença do vencedor do Dakar em 2018, do campeão nacional de SSV e do atual líder do campeonato.

Entre os automóveis estão inscritos por exemplo o atual titular do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e o 2º Classificado do Campeonato de Espanha de Todo o Terreno.

Em Évora corre-se por quem precisa e todos podem ajudar

Será já na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto que, em Évora, se vai voltar a correr por quem precisa com uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de pouco mais de 5 kms.

Promovida pelo ultramaratonista portalegrense e residente em Évora, João Artur Tomaz, este ano a corrida reverte a favor de “O Casulo - Associação de Desenvolvimento Sociocultural Évora”.

A concentração está marcada para as 21h, na Praça de Giraldo, e não tem qualquer carácter competitivo.

Páginas