Está aqui

Curiosidades

A história curiosa de um Museu dos Cristos em Sousel que abre ao fim de 60 anos

Há anos que se fala do projeto de museu, idealizada com a atividade comercial de Venceslau Lobo, um comerciante de antiguidades natural de Borba, conhecido por "perdigueiro" por ser um antiquário que há 60 anos levava peças ao poeta José Régio, que morava em Portalegre e cuja casa é hoje um museu. José Régio gostava de "cristos" mas grande parte deles levados por Venceslau, eram rejeitados pelo escritor.

Romaria antiga a cavalo leva cerca de um milhar de romeiros a Viana do Alentejo

Não há uma data precisa que registe quando começou a tradição dos lavradores da Moita de se fazerem deslocar a cavalo para uma romaria ao Santuário de Nossa Senhora D'Aires, em Viana do Alentejo, para pedir protecção e a benção para as colheitas. O que se sabe é que esta romaria ficou interrompida por cerca de 70 anos, até que foi recuperada em 2001.

Antes de Alqueva a barragem de Santa Clara era a maior do país e faz 50 anos

A Barragem de Santa Clara, em Odemira, que já foi a maior do país, tendo sido destronada desse lugar pela barragem de Alqueva, faz este ano 50 anos. A sua relevância para a região continua tão grande que o município e a Associação de  Beneficiários de Mira resolveu assinalar a data.

Cimeira Internacional do Cavalo de Alter do Chão é apresentada ao público na próxima semana

O Município de Alter do Chão, no Alto Alentejo prepara-se para apresentar publicamente a Cimeira Internacional do Cavalo, um evento que acontece naquela terra alentejana em abril de 2020.

Para já a organização promove uma apresentação pública do evento a 24 de abril, a partir das 11h00, no Castelo de Alter, no âmbito da Festa do Cavalo 2019, que começa naquele dia, com a promessa que o Alter International Horse Summit vai trazer a Alter do Chão especialistas de todo o mundo para falar do cavalo.

Évora: CTT testou com sucesso camião a gás natural

Os CTT testaram o seu camião de distribuição movido a gás natural no percurso Lisboa-Porto/Évora/Torres Vedras, em parceria com a Iveco Portugal e a DouroGás. A empresa de correios já detém a maior frota de veículos de transporte e logística do País, com 311 veículos elétricos e 10% da frota movida a combustível não fóssil e prepara-se para investir mais 40 milhões de euros na modernização da rede postal e logística nos próximos dois anos..

Em Portel as vacas de leite têm direito a música e massagens

Na Herdade da Pecena, em Monte do Trigo, no Concelho de Portel, 800 vacas produtoras de leite tem música de fundo durante o dia e acesso a massagens feitas através de escovas eléctricas.

José Fraga, responsável de operações naquela herdade alentejana, explicou ao CM que as vacas começam a ser alimentadas todos os dias à 8h00 da manhã, depois seguem para a ordenha e quando acabam vão para o período de descanso onde são refrescadas, ouvem música e têm equipamentos para massagens, que lhes reduzem o stress.

Escolas de Évora preparam-se para menus vegetarianos

O Município de Évora está a formar as cozinheiras das escolas da região em alimentação vegetariana e na preparação de novas ementas escolares para alunos vegetarianos ou com restrições alimentares.

A área, que é "completamente desconhecida para a maioria das cozinheiras", está a despertar interesse naquelas profissionais, que pretendem novas ações de formação, no âmbito do Plano de Ementas Escolares - Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica e do Plano de Ementas Vegetarianas (segundo a Lei nº 11/2017 de 17 de abril).

Mais uma, ou duas, aventuras gastronómicas em 4L

No âmbito dos "Eat-inerários Slow @ Além-Tejo" (mais de 50 passeios, desde 2010), projecto de slow travel baseado no conceito Slow (e.g.

«Da Terra ao Céu» o documentário que honra os mastros

«Da Terra ao Céu» é o nome do documentário que honra os mastros, essa marca tão típica das festas populares alentejanas e que, ao longo dos tempos, tantas histórias tinham para contar.

Com estreia marcada para 3 de Maio, em Odemira, o mastro surge de uma mescla de conceitos como o de fé, o sagrado, o ritual, a promessa, a tradição ou a celebração.

Carros da Apple: eles andam aí

Andam por aí carros da Apple e estão a recolher imagens do Alentejo e de Portugal.

Desde o início de abril que automóveis da Apple circulam pelas estradas portuguesas e os distritos de Portalegre, Évora e Beja não serão exceção.  

A intenção da empresa criada por Steve Jobs é só uma: recolher imagens para atualizar a aplicação Maps dos iPhone.

Páginas