Está aqui

Curiosidades

Romaria antiga a cavalo leva cerca de um milhar de romeiros a Viana do Alentejo

Não há uma data precisa que registe quando começou a tradição dos lavradores da Moita de se fazerem deslocar a cavalo para uma romaria ao Santuário de Nossa Senhora D'Aires, em Viana do Alentejo, para pedir protecção e a benção para as colheitas. O que se sabe é que esta romaria ficou interrompida por cerca de 70 anos, até que foi recuperada em 2001.

Antes de Alqueva a barragem de Santa Clara era a maior do país e faz 50 anos

A Barragem de Santa Clara, em Odemira, que já foi a maior do país, tendo sido destronada desse lugar pela barragem de Alqueva, faz este ano 50 anos. A sua relevância para a região continua tão grande que o município e a Associação de  Beneficiários de Mira resolveu assinalar a data.

Cimeira Internacional do Cavalo de Alter do Chão é apresentada ao público na próxima semana

O Município de Alter do Chão, no Alto Alentejo prepara-se para apresentar publicamente a Cimeira Internacional do Cavalo, um evento que acontece naquela terra alentejana em abril de 2020.

Para já a organização promove uma apresentação pública do evento a 24 de abril, a partir das 11h00, no Castelo de Alter, no âmbito da Festa do Cavalo 2019, que começa naquele dia, com a promessa que o Alter International Horse Summit vai trazer a Alter do Chão especialistas de todo o mundo para falar do cavalo.

Évora: CTT testou com sucesso camião a gás natural

Os CTT testaram o seu camião de distribuição movido a gás natural no percurso Lisboa-Porto/Évora/Torres Vedras, em parceria com a Iveco Portugal e a DouroGás. A empresa de correios já detém a maior frota de veículos de transporte e logística do País, com 311 veículos elétricos e 10% da frota movida a combustível não fóssil e prepara-se para investir mais 40 milhões de euros na modernização da rede postal e logística nos próximos dois anos..

Em Portel as vacas de leite têm direito a música e massagens

Na Herdade da Pecena, em Monte do Trigo, no Concelho de Portel, 800 vacas produtoras de leite tem música de fundo durante o dia e acesso a massagens feitas através de escovas eléctricas.

José Fraga, responsável de operações naquela herdade alentejana, explicou ao CM que as vacas começam a ser alimentadas todos os dias à 8h00 da manhã, depois seguem para a ordenha e quando acabam vão para o período de descanso onde são refrescadas, ouvem música e têm equipamentos para massagens, que lhes reduzem o stress.

Escolas de Évora preparam-se para menus vegetarianos

O Município de Évora está a formar as cozinheiras das escolas da região em alimentação vegetariana e na preparação de novas ementas escolares para alunos vegetarianos ou com restrições alimentares.

A área, que é "completamente desconhecida para a maioria das cozinheiras", está a despertar interesse naquelas profissionais, que pretendem novas ações de formação, no âmbito do Plano de Ementas Escolares - Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica e do Plano de Ementas Vegetarianas (segundo a Lei nº 11/2017 de 17 de abril).

Mais uma, ou duas, aventuras gastronómicas em 4L

No âmbito dos "Eat-inerários Slow @ Além-Tejo" (mais de 50 passeios, desde 2010), projecto de slow travel baseado no conceito Slow (e.g.

«Da Terra ao Céu» o documentário que honra os mastros

«Da Terra ao Céu» é o nome do documentário que honra os mastros, essa marca tão típica das festas populares alentejanas e que, ao longo dos tempos, tantas histórias tinham para contar.

Com estreia marcada para 3 de Maio, em Odemira, o mastro surge de uma mescla de conceitos como o de fé, o sagrado, o ritual, a promessa, a tradição ou a celebração.

Carros da Apple: eles andam aí

Andam por aí carros da Apple e estão a recolher imagens do Alentejo e de Portugal.

Desde o início de abril que automóveis da Apple circulam pelas estradas portuguesas e os distritos de Portalegre, Évora e Beja não serão exceção.  

A intenção da empresa criada por Steve Jobs é só uma: recolher imagens para atualizar a aplicação Maps dos iPhone.

Páginas