Está aqui

Cultura

Rodrigo Leão usa Avis no Alentejo como inspiração para novo disco

O músico Rodrigo Leão irá lançar um novo disco que criou quando se recolheu no Alentejo durante o confinamento. “Avis 2020” é o nome do EP que será apresentado a 17 de julho.

Rodrigo Leão recolheu-se no Alentejo, em Avis, para passar a quarentena. Em entrevista à Renascença, o músico referiu que “Avis é um local muito especial para mim e para a minha família”, e que “é um sítio onde habitualmente tento compor e procurar ideias”.

Alcácer do Sal expõe Azulejaria do Século XVI

Em Alcácer do Sal, a “Azulejaria do Século XVI” vai estar em exposição, na Cripta Arqueológica.

Patente até 30 de julho, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h e das 15h às 18h30.

Com o nome "À descoberta das reservas do Museu Municipal Pedro Nunes - A Azulejaria do Século XVI", esta exposição é constituída por 11 peças de azulejaria hispano-árabe (três pequenos painéis e azulejos avulso).

Casa Alentejana

Casa Alentejana

Por Ricardo Jorge Claudino

 

...

Abaixo-assinado pretende alargar o horário da Casa da Cultura de Beja

Um abaixo-assinado está a circular com o objetivo de alargar o horário de funcionamento da Casa da Cultura de Beja.

Os responsáveis são um conjunto de monitores, alunos e utilizadores do espaço, que dizem “não compreender” porque motivo a Casa da Cultura “tenha passado a encerrar às 17h30 e que se interrompam os ateliês durante os meses de junho, julho e agosto”, numa altura em que já terminaram “as medidas de confinamento” e o espaço está “aberto ao público”.

Biblioteca Móvel continuará a distribuir livros no concelho de Coruche

A Biblioteca Móvel “Coruja do Saber” vai continuar a percorrer diversas localidades no concelho de Coruche, entregando livros durante o mês de julho.

De acordo com o município, “esta iniciativa que teve no início no mês de maio assenta na ideia de que um livro é sempre uma boa companhia, tanto para adultos como para crianças, principalmente em tempo de pandemia”.

Alentejo criou uma rota de milhares de anos

Já está criada e em pleno funcionamento a nova rota turística do Alentejo a “Rota do Megalitismo”.

O megalistismo nacional é de grande relevo a nível da Europa e o Alentejo concentra grande parte dos monumentos da Península Ibérica.

Assim, a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo criou a “Rota do Megalitismo” – lançada esta semana na Anta-Capela em São Brissos, em Montemor-o-Novo, e no Cromeleque dos Almendres, em Évora – e que integra o projeto “Rotas do Touring Cultural do Alentejo e Ribatejo”.

Museu Berardo Estremoz vai abrir este mês

O museu com a maior coleção privada de azulejos de Portugal vai abrir, dia 25 deste mês, em Estremoz.

Beja melhora informação aos turistas com 23 totens

A Câmara Municipal de Beja instalou 23 totens informativos e uma mesa interpretativa em várias locais de relevo do seu centro histórico.

O objetivo é melhorar a informação aos turistas e visitantes, e, em consequência contribuir para a dinâmica turística do concelho.

Dia 10, há Buba para todos

Dia 10, chega o primeiro álbum do alentejano Buba Espinho em formato CD.

Bernardo Espinho, mais conhecido no meio artístico por Buba, é natural de Beja e foi uma das caras e vozes que marcou também a renascença do Cante Alentejano e o seu enraizamento nas novas gerações, tendo integrado diversos grupos como A Moda Mãe, Os Bubedanas, Mestre Cante e Há Lobos Sem Ser na Serra e, na vertente do fado, em 2016, venceu mesmo a Grande Noite do Fado no Coliseu dos Recreios

Beja é palco de ciclo de teatro nos fins de semana de julho

Neste fim de semana, as artes de palco vão regressar à cidade de Beja com o ciclo “1 Ator, 1 Músico”, promovido pela companhia Lendias D'Encantar.

Ao todo, estão previstos quatro espetáculos gratuitos no Parque Vista Alegre, no centro histórico da cidade, numa iniciativa que a companhia de teatro diz ter como objetivo “contribuir para a retoma da normalidade”.

Páginas