Está aqui

Alentejo

Município de Alcácer organiza transporte de eleitores para as eleições de domingo

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal apoia os cidadãos eleitores do concelho que vivem em áreas isoladas ou não possuem viatura própria, colocando ao seu dispor transporte para deslocação até às secções de voto, de modo a que possam exercer o seu direito de voto no dia 26 de maio, no âmbito das Eleições Europeias 2019.

As populações de Batalha, Casas Novas, Montalvo, Cachopos e Monte Novo do Sul têm à sua disposição um veículo da Câmara Municipal às 8h30, 10h30 e 14h30 para a deslocação às urnas, em Montevil.

Alentejo vai ter um verão "tórrido" prevê a AccuWeather

A previsão é do célebre site de meteorologia norte-americano,  AccuWeather, que aponta um verão muito quente para o país, particularmente o Alentejo, que pode estra vários dias seguidos já no mês de junho acima dos 43 graus. O site prevê para o território ondas de calor sucessivas e antevê um período complicado para Portugal em matéria de incêndios, sobretudo na segunda metade do verão.

Esta previsão afeta também Alemanha, Holanda e a Escandinávia.

 

Marisa Matias hoje em Évora

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu participa hoje ao fim do dia numa ação de campanha em Évora. Marisa Matias, que vem acompanhada pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, visita hoje, 22 de maio, uma feira do livro em Évora, a partir das 17h30.

 

A melhor Startup de turismo da Europa instala-se em Évora

A Live Electric Tours, que foi eleita no final de 2018 a melhor Startup de turismo da Europa, chega a Évora e inicia as suas operações no próximo dia 5 de Junho.

Numa parceria com os hotéis Tivoli Ecoresort, Évorahotel e Convento do Espinheiro, a Live Electric Tours escolheu Évora como a segunda cidade para se instalar, depois de ter iniciado operações em Lisboa com um conceito "inovador" que permite conhecer as cidades de uma forma ecológica e com viaturas 100% elétricas.

Eleições europeias com mudanças e regras novas

A Assembleia da República aprovou, por proposta do Governo, um conjunto de alterações às leis eleitorais com o objetivo de facilitar o exercício do direito de voto, com efeitos nas eleições para o Parlamento Europeu do próximo domingo, dia 26 de maio.

Uma dessas alterações determinou a Eliminação do Número de Eleitor, bastando agora, no momento da votação, a apresentação do documento de identificação civil (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro documento oficial de identificação civil). Assim, os cadernos eleitorais estão agora organizados por ordem alfabética.

Estudo de investigadores alentejanos defende olival nacional

Está concluído um estudo iniciado em 2016 e que conclui que as oliveiras nacionais são tão rentáveis quantos as variedades estrangeiras que proliferam agora pelos campos alentejanos. O estudo foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Évora, do Politécnico de Portalegre, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e verifica que há motivos para valorizar as variedades de oliveiras portuguesas, o que atesta a qualidade da azeitona nacional e da qualidade do seu azeite.

Trabalho com idosos já valeu prémios e reconhecimento nacional a Viana do Alentejo

O Clube de Saúde Sénior de Viana do Alentejo foi criado há 9 anos com o objetivo de promover hábitos saudáveis na população mais velha, particularmente através da atividade física, e hoje conta com mais de 60 inscritos nas três freguesias daquele concelho alentejano.

Odemira: quatro mulheres revolucionam a criação contemporânea para flauta

Eis a música ao feminino, com toda a energia criativa. A pacata aldeia de S. Martinho das Amoreiras, na zona serrana de Odemira, entre o Alentejo e o Algarve, abre as portas da sua bela igreja, no próximo sábado, dia 25, às 21:30, para acolher algo inédito em Portugal: o concerto de um quarteto de flautas travessas que revela, sem esquivar declinações do jazz, um programa de música contemporânea muito pouco conhecido, incluindo peças de Espanha, do Brasil, da Argentina e, até, dos Estados Unidos.

Primeiro automóvel a pisar solo nacional veio para o Alentejo

Em Outubro de 1895 desembarcava em Portugal o primeiro carro importado. Era um Panhard & Levassor e a uma velocidade máxima de 15km/h, levou três dias a chegar ao destino, numa viagem cheia de peripécias, nas mãos de  D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém.

Em 2015 a efeméride foi marcada em Santiago do Cacém com um retorno do mesmo carro, que é propriedade do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Portalegre prepara o Dia da Cidade em euforia

É com muita animação que Portalegre já prepara o dia da cidade. É com música, exposições, desporto, artesanato, gastronomia e muita animação que a cidade alentejana vai comemorar o seu dia, no Jardim da Corredoura, de 22 e 25 de maio.

Nas novidades para este ano estão a componente gastronómica e um novo espaço dedicado à economia empresarial. Existem ainda dois palcos: um para atuações noturnas e outro para as diurnas.

Páginas