Alentejo Litoral

Santiago do Cacém e Grândola vão dividir despesas no arranjo da EM 1105

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou o acordo que estabelece a parceria com a autarquia de Grândola para a repavimentação da Estrada Municipal (EM) 1105, que liga a localidade de Faleiros ao Itinerário Complementar 1 (IC1), numa intervenção orçada em 80 mil euros que será dividida pelas duas Autarquias). O acordo resulta do facto do único acesso à localidade de Lousal, concelho de Grândola, se encontrar no concelho de Santiago do Cacém.

Odemira apresenta propostas de meio milhão de euros do Orçamento Participativo

No próximo dia 16 de dezembro, pelas 19.000 horas, vão ser apresentadas as propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) do Município de Odemira de 2019, numa cerimónia a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aberta a toda a população. As propostas mais votadas serão incluídas no Orçamento Municipal de 2020, até ao montante global de 500 mil euros.

Porto de Sines testa reacção a derrames e explosão de 3 mil metros cúbicos de gás natural

O Porto de Sines foi palco da realização do primeiro treino prático com fogo real de Gás Natural Liquefeito (GNL), que envolveu a REN Atlântico, concessionária do terminal especializado, onde é movimentada o GNL, e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, como avança a Revista Cargo.

Arte Contemporânea e novos media em Odemira

A exposição de arte contemporânea e novos media “TRANS(FORMA)R”,  promovida pela Associação Cultivamos Cultura, vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, entre os dias 18 de dezembro e 11 de janeiro. A inauguração decorrerá a partir das 17.00 horas do dia 18 de dezembro.

O povo decorou as ruas no natal em Santiago do Cacém e foi imortalizado em exposição fotográfica

A iniciativa “O Natal nas Nossas Mãos”, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que levou a população a dar as mãos para criar as decorações de Natal que este ano estão a enfeitar as ruas do Concelho, foi o mote para a Autarquia lançar o desafio a vários fotógrafos cuja visão resultou numa exposição coletiva no Mercado Municipal de Santiago do Cacém.

Há 80 anos o Grupo Coral de Odemira fazia a sua primeira gravação de modas

O cante não é de hoje, o que é de hoje é a importância que lhe é dada pelos não alentejanos, desde que este foi declarado Património da Humanidade, salvando-o da eventual perda por entre memórias, assim que o último cantador se calasse.

Santiago do Cacém oferece cinema e chocolates às crianças dos jardins de infância

Para animar a quadra de Natal a Câmara Municipal de Santiago do Cacém ofereceu às crianças dos jardins de infância, públicos e privados do Concelho, nos dias 2,3,4 e 5, uma sessão de cinema com a exibição do filme “Um conto de Natal do Mickey”, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém.

Santiago do Cacém oferece uma viagem à Madeira em campanha de apoio ao comércio tradicional

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou, dia 1 de dezembro, mais uma edição da campanha “No Natal Compre no Comércio Tradicional” que decorre até dia 6 de janeiro de 2020.

Maior balão do mundo aguarda autorizações para voar em Coruche

O gigante de 40 metros e capacidade para 34 pessoas foi uma das novidades do III Festival Internacional de Balonismo, em Coruche. Windpassenger aguarda últimas autorizações para voos regulare.

A Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland, foi selecionada pela Windpassenger para transportar o maior balão do mundo a voar comercialmente com passageiros, entre Brno, República Checa, e a vila alentejana de Coruche. O gigante de 40 metros e capacidade para 34 pessoas, foi transportado por via rodoviária, ocupando 11 metros de estrado.

Centrais a carvão de Sines e do Pego vão perder isenção na produção de eletricidade

As centrais a carvão de Sines e do Pego vão pereder em 2021 as isenções de taxas na produção de eletricidade.

O Governo vai reduzir a isenção fiscal atribuída a combustíveis fósseis na produção de eletricidade em mais 25% no próximo ano. Assim, a redução progressiva do benefício fiscal vai manter o ritmo, apesar de o Executivo ter antecipado o fecho das centrais elétricas a carvão, como avança o Negócios.

Páginas