Alentejo Litoral

PS recomenda adaptação de prazos para regime de habitação dos trabalhadores do Mira

O Partido Socialista (PS) recomendou ao Governo a alteração da resolução que estipula as condições de habitabilidade dos trabalhadores agrícolas do Mira, para que seja garantida “a salvaguarda das regras da DGS [Direção-Geral da Saúde] até finalização do período de instalação das soluções transitórias” de habitação dos trabalhadores.

Porto de Sines contraria quebra acentuada no segmento de contentores

O Porto de Sines contrariou a tendência de quebras acentuadas na movimentação de contentores a nível global, registando apenas uma diminuição acumulada de 2% no primeiro semestre deste ano.

De acordo com a Lusa, a Administração do Porto de Sines (APS) explica em comunicado que, depois de se registar um primeiro trimestre de 2020 “bastante positivo” no segmento dos contentores, o segundo trimestre já “foi afetado pelo impacto da pandemia [de Covid-19] na economia mundial”.

Santiago do Cacém aumenta número de bolsas de estudo para o Ensino Superior

Considerando o impacto económico da pandemia da Covid-19 na economia e na vida dos seus munícipes, a autarquia de Santiago do Cacém, decidiu aumentar o número de Bolsas de Estudo a atribuir aos estudantes do Ensino Superior, para o ano letivo 2020/2021.

Porto de Sines é o único porto preparado em termos de eletrificação

O Tribunal de Contas (TdC), ao executar uma auditoria à Qualidade do Ar em Portugal, concluiu que os portos portugueses não estão ainda preparados devidamente para a eletrificação da economia e para desempenharem o seu papel na transição energética, à exceção do Porto de Sines.

Músicas do Mundo era este fim de semana, mas já há cartaz 2021

Este fim de semana, em condições normais, era o que marcava a realização da 22.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) em Sines e Porto Covo.

Cabo submarino Sines-Brasil foi declarado de Interesse Municipal

Foi declarado Projeto de Relevante Interesse Municipal a amarração em Sines do cabo submarino que fará a primeira ligação direta em fibra ótica entre o Brasil e a Europa.

Este projeto do consórcio EllaLink obteve a aprovação da declaração de Interesse Municipal pela Assembleia Municipal de Sines.

Para a autarquia, esta declaração revela a expectativa existente no concelho de que este projeto possa vir a contribuir “significativamente para a diversificação económica local e se traduza num novo hub nacional / ibérico de âmbito tecnológico e no domínio das telecomunicações”.

Empresa Medway inaugura plataforma logística em Sines

A Medway vai inaugurar, este mês, o seu Medway Terminal Sines na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, num investimento global de um milhão de euros.

Sagres vai ser produzida com cevada do Alentejo

A Central de Cervejas, dona da Sagres, vai criar uma fileira de produção de cevada dística no concelho de Alcácer do Sal com a implantação de uma área total de 100 hectares de produção de cevada, distribuídos por três produtores agrícolas e com uma estimativa de produção anual total de 300 toneladas de cevada dística. O projeto começou a ser desenhado em 2019 em conjunto com a empresa Agri Marketplace e vai ser implementado pelos produtores de arroz da região do Vale do Sado com garantia de aquisição dessa produção pela Central de Cervejas. 

Missão: Proteger os golfinhos do estuário do Sado

Na sua 7ª edição a iniciativa “Proteger os Golfinhos”, promovida pela Tróia-Natura em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, procura sensibilizar os que navegam nas águas do Sado para a singularidade da população de golfinhos-roazes que aí habitam. A campanha conta com uma embarcação que até setembro abordará embarcações de atividade turística e particulares para adoptarem condutas apropriadas no avistamento e proximidade à espécie bem como cuidados para a sua preservação.

Há 100 anos nascia a maior voz do Fado, que amava o Alentejo

Amália Rodrigues, nascida oficialmente no dia 23 de Julho de 1920, foi uma cantora, actriz e fadista portuguesa, aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Faleceu a 6 de outubro de 1999 e está sepultada no Panteão Nacional.

O concelho de Odemira não esquece a o nome maior do Fado português, Amália Rodrigues, e mantém viva a memória da fadista que tinha no concelho a sua residência de férias e onde existe até uma praia com o seu nome.

Páginas