Alentejo Litoral

Natureza, desporto e mar, numa feira única em Vila Nova de Milfontes

A FEITUR - Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza está agenda para os dias 7, 8 e 9 de junho, em Vila Nova de Milfontes, junto à Praia da Franquia, com o estuário do Mira como fundo.

A iniciativa pretende afirmar Odemira como destino privilegiado para turistas desportivos e de natureza e conta para além dos expositores com atividades na natureza, como passeios de barco no rio e no mar, canoagem, caminhadas, BTT, mergulho ou surf.

Império romano liga Santiago do Cacém ao Condado de Szombathely

O Município de Santiago do Cacém realiza, no dia 31 de maio, pelas 18h00, na sala de sessões da Câmara Municipal, a assinatura do acordo de geminação com o Município do Condado de Szombathely, da Hungria. Na base desta ligação está o passado Romano comum às duas cidades, que abre portas para a concretização de iniciativas e projetos conjuntos no futuro.  

Há um campeonato de improvisação em Odemira e começa hoje

Diz-se que o português é tão bom a improvisar como a atuar. A pensar nisso, acrescentando-lhe um carater competitivo, o que torna o conjunto ainda mais interessante, o Grupo de Teatro Comunidade Pés Descalços/3 em Pipa resolveu criar os Campeonatos de Improvisação, que decorrem entre hoje, 24 de maio e o dia 31, em Odemira.

Porto de Sines é «peça-chave» entre China e Portugal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou hoje que o Porto de Sines é um elemento chave na relação comercial entre China e Portugal.

A revelação foi feita durante a conferência “Objetivos e Ideais Comuns: 40 Anos de Cooperação entre Portugal e China”, realizada hoje no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.

Município de Alcácer organiza transporte de eleitores para as eleições de domingo

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal apoia os cidadãos eleitores do concelho que vivem em áreas isoladas ou não possuem viatura própria, colocando ao seu dispor transporte para deslocação até às secções de voto, de modo a que possam exercer o seu direito de voto no dia 26 de maio, no âmbito das Eleições Europeias 2019.

As populações de Batalha, Casas Novas, Montalvo, Cachopos e Monte Novo do Sul têm à sua disposição um veículo da Câmara Municipal às 8h30, 10h30 e 14h30 para a deslocação às urnas, em Montevil.

Estudo de investigadores alentejanos defende olival nacional

Está concluído um estudo iniciado em 2016 e que conclui que as oliveiras nacionais são tão rentáveis quantos as variedades estrangeiras que proliferam agora pelos campos alentejanos. O estudo foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Évora, do Politécnico de Portalegre, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e verifica que há motivos para valorizar as variedades de oliveiras portuguesas, o que atesta a qualidade da azeitona nacional e da qualidade do seu azeite.

Primeiro automóvel a pisar solo nacional veio para o Alentejo

Em Outubro de 1895 desembarcava em Portugal o primeiro carro importado. Era um Panhard & Levassor e a uma velocidade máxima de 15km/h, levou três dias a chegar ao destino, numa viagem cheia de peripécias, nas mãos de  D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém.

Em 2015 a efeméride foi marcada em Santiago do Cacém com um retorno do mesmo carro, que é propriedade do Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Porto de Sines volta a bater recorde

Já este ano de 2019, o porto de Sines voltou a bater um recorde, desta feita o do seu recorde diário de regaseificação de GNL.

De acordo com informações da britânica S&P Global Platts Analytics, o Porto de Sines bateu o recorde diário de regaseificação, tendo o porto alentejano contado 19 milhões de metros cúbicos de regaseificação de gás natural liquefeito a 15 de março, batendo um recorde que datava de janeiro passado.

Um alentejano a mandar no Museu de Arte Antiga

Foi anunciado, esta semana, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, que será um alentejano o próximo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

Será já a partir do próximo mês de junho que, Joaquim Caetano, de 57 anos, doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora, será o novo diretor MNAA.

Ministro chinês em Sines para "acelerar" novo terminal de contentores

O Ministro chinês visita hoje Sines para acelerar terminal Vasco da Gama. Lu Hao, ministro dos Recursos Naturais da China, visita o Porto de Sines acompanhado pela ministra Ana Paula Vitorino, e vai hoje conhecer o projeto e o local do novo terminal de contentores, que os chineses querem integrar na ‘Rota da Seda’.

Páginas