27 Novembro 2017      16:52

Está aqui

.

Apesar de contar com inúmeros doces nascidos em conventos muito antigos a Mostra de Doçaria das Alcáçovas, em Viana do Alentejo (Évora), é um encontro para verdadeiros pecadores e marca a temporada das grandes feiras alentejanas de inverno. E ainda por cima é de entrada livre.

O Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas são cartão de visita mais que suficiente para gulosos mais exigentes, e estarão ao alcance de todos entre 1 e 3 de dezembro.

A iniciativa nasceu com a intenção de preservar a doçaria tradicional regional e nela os doces conventuais e palacianos ganharam um novo alento, quando muitos corriam o risco de morrer com as últimas especialistas desta doçaria com séculos de história. E não se resume a uma mostra mas também inclui um concurso de doçaria conventual e palaciana.

Esta 18ª edição vai contar também com várias sessões de showcooking para adultos e crianças com a presença do Chef Vítor Costa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, do Chef Rui Moisés, do Hotel Olive Évora, e de doceiras (os) do concelho.
 
Para além dos doces, as estrelas do certame, o Município de Viana do Alentejo preparou também um programa cultural que abarca danças, cante alentejano e os espetáculos com Os Vocalistas, no sábado, e os Gospel Collective que encerram a XVIII Mostra de Doçaria, no domingo, às 17h00.
 
O certame que decorre no Parque de Exposições, na Gamita, em Alcáçovas, pode ser visitado dia 1, a partir das 15h00, dias 2 e 3, a partir das 14h00. A tenda encerra às 24h00, com exceção do último dia, em que fecha às 19h00.

A organização é do município de Viana do Alentejo e da Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Mais informações através do correio eletrónico ddsh@cm-vianadoalentejo.pt ou pelo telefone 266 930 010.