De 9 de fevereiro a 31 de março, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai realizar rastreios ao cancro da mama a mulheres no concelho de Moura, com idades entre os 45 e os 69 anos.
O diagnóstico precoce da doença, continua a ser a melhor forma de aumentar as probabilidades de cura da mesma.
Em 2011, por exemplo, Lynne Archibald, Presidente da Associação Laço em declarações à Lusa estimava que mil mulheres por ano morriam desnecessariamente por não terem recebido tratamento adequado, ou feito o diagnóstico precoce da doença. O rastreio deve acontecer de dois em dois anos.
O evento conta com o apoio do município que além do apoio logístico à Unidade Móvel de Rastreio, disponibiliza transporte das mulheres de Estrela e Póvoa de São Miguel para Amareleja, e das mulheres de Santo Aleixo da Restauração, Santo Amador e Sobral da Adiça para Safara que queiram realizar o exame.
Locais onde irá estar a unidade móvel de rastreio:
De 9 a 16 de fevereiro– AMARELEJA, na delegação da Câmara Municipal de Moura (são abrangidas as mulheres de Póvoa de São Miguel, Estrela e Amareleja).
De 17 a 26 de fevereiro– SAFARA, na junta de freguesia (são abrangidas as mulheres de Safara, Santo Aleixo da Restauração, Santo Amador e Sobral da Adiça).
De 27 de fevereiro a 31 de março– MOURA, no Centro de Saúde (são abrangidas as mulheres da cidade de Moura).
Foto daqui.