9 Janeiro 2015      18:13

Está aqui

INE: Desemprego subiu

Segundo o Instituto Nacional de Estatística Portugal ganhou em dois meses mais 29,5 mil desempregados, com o número total a chegar às 713,7 mil pessoas.
 
No final de novembro, a taxa de desemprego, de acordo com o INE, chegou a 13,9% da população activa, com os jovens a ser os mais penalizados: 128,1 mil desempregados têm menos de 24 anos, como avançou ontem o Diário de Notícias.
 
Já o Diário Económico, na sua edição de ontem referem que a taxa de desemprego subiu em Outubro para 13,6% (dos anteriores 13,3%) e em Novembro para
13,9%. (…) "Sabemos que a economia esteve pior no segundo semestre de 2014, face ao desempenho da primeira metade do ano", lembra João Cerejeira, economista e
professor na Universidade do Minho. "Mas temos de esperar para retirar mais conclusões, ainda não podemos dizer que o mercado de trabalho esteja a piorar", defende.
 
"Ainda é cedo para tirar conclusões no sentido da degradação do mercado de trabalho em 2015", corrobora Paula Carvalho, economista do departamento de research do BPI. "A expectativa continua a ser a estabilização da taxa de desemprego em torno destes níveis, ou um ligeiro aumento", adianta.