15 Fevereiro 2015      00:00

Está aqui

Este Governo Mata

Este Governo mata…..

“Este Governo mata”. Foi uma das frases que mais me marcou no Congresso Nacional da Juventude Socialista que ocorreu em Dezembro de 2014.

Foi dita por Eduardo Melo numa das melhores intervenções que tive oportunidade de ouvir.

Marcou-me não apenas pela forma como foi dita mas, acima de tudo, pela realidade que traz com ela.

Nestas últimas semanas, com toda a envolvente em torno da falta de apoio aos doentes com Hepatite C, esta frase marcou ainda mais presença pois, infelizmente, esta é a realidade.

Este Governo mata porque não está disposto a evitar mortes custe o que custar.

Este Governo apenas se aplica sem olhar a custos no cumprimento cego do memorando da Troika, chegando mesmo a ultrapassá-lo em matéria de austeridade e nunca, mas nunca, questionando as consequências que tal aplicação poderá trazer para os cidadãos que representa.

É inadmissível que, neste preciso momento, estejam a morrer pessoas por falta de assistência médica.

Numa realidade bem próxima, existem pessoas que aguardam horas e horas numa maca das urgências para serem assistidas por um médico.

Numa realidade bem próxima, existem pessoas que não têm como se deslocar porque o hospital não tem mais cadeiras de rodas disponíveis, obrigando à deslocação do doente numa cadeira de escritório porque esta tinha rodas….

Esta realidade acontece em Évora….Pena é que a comunicação social que ultimamente tão centrada nesta zona não tenha tido umas horas para denunciar esta situação.

É inadmissível que uma pessoa morra à espera de uma decisão que, afinal, demorou apenas um dia a ser concretizada.

E mais triste ainda é que esta situação não se passe apenas com os doentes de hepatite C. Há doentes oncológicos à espera de decisões como as que foram tomadas esta semana.

Há prioridades e a saúde não pode ser deixada para trás.

Ainda esta semana voltaram a sair notícias a alertar para a situação de pessoas que deixam de ir ao médico e ao centro de saúde porque não têm possibilidades económicas para pagar as consultas e as taxas moderadoras.

Pessoas que adiam o tratamento das suas doenças porque a sua carteira e o seu vencimento não lhes permitem outra alternativa senão esperar que a morte não chegue antes do dinheiro para a sua consulta.

Este Governo mata e continuar a ferir o País que gere de morte…Até quando?