9 Março 2015      15:54

Está aqui

Dia da Mulher no Alentejo

A 8 de março festeja-se o dia internacional da mulher. A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde então, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.

Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.

O Tribuna faz um apanhado de um pouco do que se vai passar no Alente embora não tenha sido possível chegar a todo o lado visto serem inúmeros os festejos em estabelecimentos de bebidas, coletividades e organizações formais e informais por esse Alentejo fora.

Alentejo Litoral

Em Santiago do Cacém a Comissão das Trabalhadoras das Autarquias Locais, organizadora das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, organiza uma aula de ginástica localizada, no espaço envolvente Às piscinas municipais para o qual convida toda a população a participar.

Em Grândola haverá uma ação de rua  onde vão ser oferecidos Cravos e Postais a todas as Mulheres numa iniciativa do Município de Grândola, MDM, Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, RIDVAL e USG.

Haverá ainda um Jantar Comemorativo do Dia Internacional da Mulher, a Inauguração da nova sede do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, e um Almoço Convívio que vai reunir mais de duas centenas de mulheres são iniciativas agendadas.

A exibição do filme “O Meu Nome é Alice”, com entrada gratuita para as mulheres, marca o final das Comemorações do Dia Internacional da Mulher em Grândola.

Em Alcácer do Sal são as freguesias que se preparam para assinalar a data.

Em Casebres, a Junta de Freguesia de S. Martinho vai assinalar a data com a distribuição de flores junto da população feminina e a inauguração de uma exposição no Espaço Jovem, junto ao parque infantil. A mostra, que conta com vários trabalhos de arraiolos produzidos no âmbito de uma formação promovida pelo IEFP em parceria com a Junta, é inaugurada às 9h30 e ficará patente até 30 de março.

No Torrão, a Junta de Freguesia promove um almoço, que vai contar com a animação de JP Zouk. No que concerne à Comporta, a Junta de Freguesia tem agendado um jantar para as 20:30. Ambas as iniciativas decorrem em restaurantes locais e carecem de inscrição prévia.

Em Alcácer, a proposta da União de Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria e Santiago) e Santa Susana para 8 de março é uma matiné dançante com Miguel Azevedo e suas bailarinas. Marcada para as 15:00, a matiné realiza-se no salão dos casamentos, na Azinhaga do Poço Velho, e tem entrada livre.

Também na cidade, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal traz ao Auditório Municipal a adaptação cinematográfica do best-seller de E.L. James “As Cinquenta Sombras de Grey”, que vai ser exibido em duas sessões agendadas para as 16h e para as 21h respetivamente.

Em Sines as comemorações iniciaram-se a 7 de março, com a caminhada comemorativa do Dia da Mulher.
No dia 8 de março, às 15h30, o Pavilhão dos Desportos acolhe um lanche-convívio para as mulheres de Sines, com animação musical. No início do lanche, realiza-se uma conversa em torno dos direitos das mulheres, com convidadas especiais.

O Arquivo Municipal assinala a efeméride com a segunda edição do folheto "Dia da Mulher. As Mulheres no Arquivo Municipal. Época Moderna", que inclui novas informações decorrentes do trabalho de tratamento documental desenvolvido pelo Arquivo.

A Biblioteca Municipal também participa nas comemorações, espalhando, pelas montras da cidade, poemas de mulheres ou sobre as mesmas, aliando-se a literatura à celebração do 8 de Março.

Baixo Alentejo

A Câmara Municipal de Vidigueira vai organizar um programa que irá decorrer durante o mês de março. Destinadas às mulheres do concelho o programa comemorativo integra variadas atividades, tais como um passeio à Zambujeira do Mar e um Tributo à mulher da Vidigueira no dia 8, quando se inauguram também as exposições: ACESSÓRIOS VINTAGE E O MUNDO DA MULHER no Espólio do Museu e TRABALHOS NO FEMININO, de Laura Corôa no Museu Municipal. Ambas estarão patentes até ao próximo dia 31 de março.

2015-dia-mulher-cartaz-f.jpg

Em Castro Verde decorreu ontem na EB2, 3 Dr. António Francisco Colaço um jantar convívio com animação musical. A organização e da União de Freguesias de Castro Verde e Casével e do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.

Haverá ainda uma exposição de Auto Retratos de mulheres artistas da terra patente de 9 a 20 de março na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, com a coordenação de Ana Simões.

Município de Alvito apresenta o livro "A autarquia de Alvito no feminino". A apresentação do mesmo está marcada para o próximo dia 9 de março às 17:00 no Centro Cultural de Alvito.

Em Aljustrel os festejos estendem-se entre ontem e hoje, em várias freguesias. Ontem foi feita a apresentação do livro “Na Luz Branca de Lisboa” de Ana Paula Figueira e a Inauguração da exposição “Na Luz Branca de Lisboa” da pintora Isabel Lobinho no Auditório e Sala Polivalente da Biblioteca Municipal. 

No dia 8 de março haverá distribuição de flores junto ao mercado municipal.

Em Rio de Moinhos haverá no dia 8 de março distribuição de flores pelas 10:00 e lanche convívio pelas 16:00.

Na Messejana, a sábado 7 de março deu-se a abertura da exposição “Mulheres e Homens Prémios Nobel” pelas 16:00. Seguiu-se uma Palestra temática “Dia da Mulher” com Carla Colaço do MDM, pelas 16:15 e animação cultural pelo Coro Polifónico da Associação Sénior Castrense na Sala Polivalente do NARM às 16:30.

No domingo dia 8, estão previstas distribuição de flores e poemas Junto à escola na Aldeia dos Elvas ocorrendo o mesmo pelas 15:00 (Praça 1º de Julho em Messejana. Às 15:15 haverá um Atelier de Artes Decorativas, dinamizado pelo Atelier Bicos & Bicos, seguido de Chá Convívio no Centro de Multiactividades.

Em Ervidel no domingo, 8 de março haverá distribuição de flores na Praça da República e às 15h00 uma Matinée Dançante com lanche partilhado no Salão de Festas.

Em São João de Negrilhos haverá Distribuição de flores.

Em Moura à semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal assinala o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas descentralizadas.

Para a Amareleja, no dia 7 de março, fez-se um workshop de culinária com o Chef Ameixas, no pólo da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues.

Em Moura no dia 8 de março, às 14:30, haverá uma visita guiada ao Castelo da cidade.
Igualmente no domingo, 8 de março, no Parque de Feiras e Exposições de Moura, a partir das 15:30, irá realizar-se uma tarde comemorativa do Dia Internacional da Mulher, que incluirá um momento de poesia alusivo à Mulher, mostra de cante coral feminino, com a participação de todos os grupos corais femininos do concelho, atuação da tuna da Universidade Sénior de Moura, apresentação do grupo de Atividade Física Sénior, baile com João Realista e lanche convívio. Esta iniciativa é destinada a todas as mulheres do concelho.

Alto Alentejo

Em Monforte a data será assinalada com um Passeio à Quinta da Regaleira em Sintra. Quem o desejar fazer de despender de 10€ com almoço incluído, sendo o preço de 5 euros para crianças até aos 12 anos. A organização é da Junta de Freguesia de Assumar, Junta de Freguesia de Monforte, Junta de Freguesia de Vaiamonte, Junta de Freguesia de Santo Aleixo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Monforte.

Castelo de Vide celebrará com dança sénior, a 8 de março pelas 15:30 no centro municipal de cultura.

Em Ponte de Sor as comemorações do Dia Internacional da Mulher estão concentradas no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, fazem parte das comemorações, aulas de zumba, caminhadas, conferências e teatro. Para o dia 8 está reservada uma sessão de cinema onde as pontessorenses poderão assistir gratuitamente no Teatro-Cinema de Ponte de Sor, a uma das três sessões de cinema programadas (15:00 h; 18:00h ou 21:00 h), ao filme: As Cinquenta Sombras de Grey.

dia_da_mulher.jpg

Em Elvas a festa começou com uma mega aula de Zumba no Coliseu Comendador Rondão de Almeida.

Nisa assinalará a data com a peça de Teatro “Caixa Forte” do conhecido artista português Fernando Mendes.

Sinopse:

Caixa Forte é uma comédia com Fernando Mendes, Carla Andrino, Cristina Areia e Frederico Amaral.
Fernando Mendes é Rogério, um segurança de um banco, que numa sexta-feira se prepara para um dia normal de trabalho ao acompanhar um casal de clientes ao interior da caixa forte.

Minutos depois de entrarem, a porta da caixa forte fecha-se automaticamente, deixando o segurança e o casal de clientes encurralados no seu interior.

Assim, um segurança bonacheirão, uma rica arrogante e o seu jovem e maltratado marido vão ter de aprender a conviver juntos e arranjar um plano que lhes permita sobreviver até segunda-feira, altura em que a porta se voltará a abrir.

Dentro da caixa forte os telemóveis não funcionam, não há maneira de contactar com o exterior, só há uma garrafa de água e - o mais grave, na opinião de Rogério – não há chanfana.

Durante uma hora e meia, os três vão conhecer-se, odiar-se, discutir o canibalismo, confessar os seus pecados, arranjar maneira de ultrapassar o facto de não haver uma casa de banho, ouvir Jorge Fernando e... Sobreviver. Sobreviver à clausura e, mais difícil, sobreviver às conversas e teorias do segurança.

Resta saber se todos estão ali pelas razões que aparentam e se alguém os salvará antes de segunda-feira.

“Caixa Forte” é uma comédia escrita por Frederico Pombares, Henrique Dias e Roberto Pereira.

Os ingressos tinham um valor de dez euros, estando já esgotados.

caixa_forte.jpg

No concelho de Avis o destaque vai para a a IV Gala de Dança Pretty Woman Party e a recitação de poemas alusivos ao Dia Internacional da Mulher, no Auditório Municipal “Ary dos Santos”, organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Avis (APEEECA).  O ponto alto destas celebrações, a distinção, simbólica, das mulheres com a oferta de uma flor, pelas Freguesias do Concelho, a distribuição de um postal alusivo à data, pelo Município, e a realização de um lanche/convívio de homenagem à população feminina da Freguesia de Aldeia Velha, pela Junta de Freguesia de Aldeia Velha, a decorrer na Casa do Povo, a partir das 16h00.

Haverá ainda um “Almoço-Convívio de Comemoração do Dia Internacional da Mulher”, organizado pelo Grupo de Mulheres de Alcórrego, com o apoio do Município e da União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão

Todas as atividades tem descritas tem o apoio do Município.

Em Fronteira o dia da mulher é assinalado no dia 8 de março com uma caminhada e com um jantar com animação musical e surpresas pelas 20:00. A organização é da Câmara Municipal de Fronteira, da Junta de Freguesia de Fronteira e do Centro de Saúde de Fronteira.

Sousel decidiu antecipar a celebração da efeméride e a Vice-Presidente da Câmara Muncipal Marta Carujo e o Vereador António Sousa assinalaram a data oferecendo uma flor às colaboradoras da autarquia.

Alentejo Central

Em Mora as celebrações estendem-se ao longo de dois dias, sendo que o ponto alto decorre no dia 8 de março com a transmissão do programa da SIC, Portugal em Festa em direto desde o Terreiro da Misericórdia de Mora. Contudo já antes a 7 de março, na casa da cultura fez-se a inauguração da exposição “Saberes das nossas avós”, composta por trabalhos do grupo de rendas e bordados da Câmara Municipal de Mora, seguida do espetáculo músicas de sempre com João André e Joaquim Alexandre.

Fluviário de Mora também se associa à efeméride, podendo os visitantes encontrar na sala de aula/laboratório a actividade "Ninfas do Rio". Descubra, participe e divirta-se!

 Em arraiolos as festividades também se estendem pelos dias 7 e 8 de março. No primeiro fez-se uma aula de Aquifitness aberta a todos os interessados nas Piscinas Municipais cobertas. A 8 de março fez-se pela manhã uma marcha pela igualdade e para as 21:00 a sessão de cinema com o filme, Um Quente Agosto. Filme de 2013 vencedor de um Prémio Pulitzer conta com Abigail Breslin,  Chris Cooper, Ewan McGregor, Julia Roberts e Meryl Streep entre outros nos principais papéis.

Março em Vendas Novas é o mês da mulher. Para tal consta com um vasto programa, do qual constam exposições, BTT, aulas de Zumba, Peddy Papper, reflexões, torneios de malha e momentos musicais tais como atuações de Tunas Femininas.

Uma caminhada de dificuldade média é o que propõe o município de Vila Viçosa. O evento terá lugar no dia 8 de março e terá a duração aproximada de uma hora e meia para um percurso de 6,6km. A organização é do município e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu.

Em Évora a Câmara Municipal de Évora e o MDM-Movimento Democrático de Mulheres agendaram as comemorações para a Praça do Giraldo e Teatro Garcia de Resende no dia 8 de março.

A Praça do Giraldo foi palco de uma aula de Fitness Woman e um espetáculo de Vozes no Feminino no Teatro Garcia de Resende decorerrá às 16:00. Este espetáculo contará com o Grupo Coral "As Papoilas do Enxoé" de Vale de Vargo, Grupo Coral Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" das Alcáçovas e Vozes do Imaginário

Os eventos tem o apoio da União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde e União das Freguesias do Centro Histórico.

O Dia Internacional da Mulher volta a ter um tratamento especial na União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e da Boa-Fé e conta com o apoio da Junta de Freguesia, um almoço aberto a todas as mulheres da Freguesia, confecionado e servido por uma equipa constituída exclusivamente por homens. A organização é Associação de Protecção dos Idosos e Reformados de S. Sebastião da Giesteira.

 

O Município de Redondo assinala o Dia da Internacional da Mulher com um espetáculo musical de Filipa Paisno coliseu de Redondo pelas 21:30 do dia 8 de março. 

Filipa País, considerada uma das melhores vozes femininas deste país, apresenta no Coliseu de Redondo um espetáculo intimista que passa pela música de raiz popular portuguesa, pelo fado e por canções de compositores e grandes nomes da música contemporânea portuguesa.

 


FILIPA PAIS