24 Janeiro 2015      18:10

Está aqui

10 ideias de negócios que funcionam

Hoje, milhares de pessoas pensam em começar um negócio a partir de casa e por boas razões. Em média as pessoas podem esperar ter duas ou três carreiras durante a sua vida de trabalho.

Aquelas que têm apenas uma carreira pensam muitas vezes em vir a iniciar uma segunda ou terceira a partir da sua própria casa. Mesmo as pessoas que fizeram parte da força tradicional de trabalho, com horário das nove às cinco e estão perto da sua reforma, pensam muito naquilo que vão fazer a seguir.

A boa notícia: começar um negócio a partir de casa está ao alcance de quase qualquer pessoa que queira assumir um risco e trabalhar muito.

Com cerca de 1000 a 1500 euros é possível lançar-se na demanda.

O Tribuna Alentejo, com base nas 55 ideias de negócio lançadas pela ENTREPRENEUR, apresenta-lhe as primeiras 10 ideias que podem muito bem vir a ser exploradas por si, que está neste momento a pensar em tornar-se num empresário ou simplesmente a reconfigurar a sua carreira. Recomendamos sempre que pesquise o máximo possível antes de se lançar num negócio e tenha em conta os custos iniciais para abrir uma empresa.

Procure aconselhamento junto de associações empresariais ou de desenvolvimento. Envolva-se em workshops ou seminários que se multiplicam um pouco por todo o lado e que tratam destes assuntos. Encontrará lá bons conselhos e o apoio que precisa para apurar o seu negócio. Talvez até oportunidades.

Se está disposto a dar o tudo por tudo então tem tudo o que é preciso para vencer. Não é só você que precisa, o País também.

 

1. CONTABILISTA

É necessário ter experiência, formação e licença para começar

Tudo começa por criar uma brochura ou folheto dos serviços que pretende oferecer.

Quer simplesmente fazer a contabilidade de uma pequena empresa? Ou lançar-se num nível mais acima de contabilidade trabalhando balancetes e balanços, declarações de rendimentos e outros relatórios financeiros mensais, trimestrais e anuais, dependendo das necessidades da empresa?

Outras especializações podem incluir contabilidade fiscal, uma área de trabalho com enorme potencial. Muitos empresários ou associações mantêm os seus próprios registos de contabilidade do dia-a-dia, mas são obrigados a procurar ajuda profissional para ter contabilidade organizada, declarações fiscais e impostos.

 

2. REPARAÇÃO DE BICICLETAS

Este negócio tende a ser sazonal, mas pode encontrar maneiras de contornar o facto. Alugar um pequeno armazém e oferecer-se para guardar bicicletas das pessoas, incluindo no serviço revisões gerais e as reparações necessários pode fazer a diferença.

Se quiser atender aos pretendentes a Lance Armstrong, pode ter negócio durante todo o ano. Estes corredores treinam faça chuva ou sol, de dia e de noite. Alguns deles dão manutenção às próprias bicicletas, mas muitos deles não. E se estiver aberto sábados e domingos pode ter a certeza que rapidamente juntará um grupo de conversadores entusiastas que falam de tudo o que envolva bicicletas.

 

3. LIMPEZA DE BARCOS

Pode ser necessária experiência, formação ou licenciamento

Os barcos são transportados para fora da água durante o inverno ou mesmo apenas para reparações e limpezas de casco sazonais. E, dependendo do tipo de barco, são sempre necessárias limpezas gerais – os deques, o quarto de dormir, a proa e os porões. Comece por abordar casas que têm barcos acomodados em quintais. Ou pode vender os seus serviços a marinas que podem incluir esses serviços de limpeza aos seus próprios clientes.

 

4. SERVIÇOS DE ELABORAÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOS

Tem possibilidades de forte expansão

Oferecer um plano de negócios, incluindo pesquisa de mercado, a narrativa do plano de negócios e as demonstrações financeiras.

Defina o seu preço em torno do que o cliente pretende e ofereça outros serviços adicionais. Você pode fornecer aos clientes um arquivo eletrónico e permitir-lhes acesso aos ficheiros sempre que queiram ou pode manter o plano de negócios em arquivo e oferecer serviços de ajustes sempre que necessário. Tenha exemplos de planos de negócios para mostrar aos clientes - e não se esqueça de incluir o seu próprio!

 

5. LIMPA-CHAMINÉS

Sim, o ar condicionado não tomou todo o mercado, basta olhar para a quantidade de chaminés que fumega durante o outono e inverno.

Aprender a ser um limpa-chaminés pode não significar nada mais do começar por ser aprendiz com alguém que já esteja no negócio. Ao tornar-se um especialista em chaminés, você pode combinar um negócio de limpeza de chaminés com um serviço de inspeção de chaminés - que abrange mais do que apenas se a chaminé precisa de limpeza ou não, mas se a chaminé está em boas condições de funcionamento ou necessita de reparações.

 

6. SERVIÇOS DE LIMPEZA

Há muitas direções que pode tomar neste negócio.

Se você quer trabalhar durante as horas em que os outros descansam concentre-se em clientes com escritórios. Pode concentrar-se também no comércio de retalho e manter seus clientes aglutinados num ou dois blocos.

Restaurantes têm grande necessidade de limpezas profundas diárias e podem ser uma grande fonte de clientes fixos.

Talvez esteja mais interessado em limpezas de casas. Muitas vezes, com serviços de limpeza de qualidade não tem que gastar muito dinheiro em publicidade ou marketing, porque seus clientes serão feitos pelo passa-palavra.

 

7. REPARAÇÃO DE COMPUTADORES

Pode ser necessária experiência, formação ou licenciamento

É importante estudar os principais tipos de software e sistemas que os utilizadores usam - de processamento de texto, edição de imagem, de design e, especialmente, de software de segurança. Investigue todos os componentes – monitores de todos os tipos; teclados, com fios e para rede sem fios; tipos de rato; bem como componentes periféricos como impressoras e scanners. Torne-se completamente familiarizado com todos os ISPs (Internet Service Providers) disponíveis na área do mercado que você pretende cobrir. Estabeleça-se como o guru que pode satisfazer as necessidades do utilizador de computador pessoal, do pequeno negócio ou de uma grande empresa.

 

8. CONSULTOR

Tem possibilidades de expansão

Para ser um consultor precisa ter uma experiência em algo que possa vender os seus conselhos a outros que pretendem trabalhar na área onde é conhecedor ou especialista. Talvez tenha lidado com grandes fornecedores ao longo da sua carreira numa empresa de farmacêutica, talvez tenha tratado do marketing durante muitos anos a um grande fabricante de calçado ou tenha desenhado e configurado uma cadeia de lojas de artigos de beleza ou de restaurantes. Você pode usar essa experiência para ajudar outras pessoas a fazer coisas semelhantes, sem que cometam os mesmos erros que você cometeu ao longo do percurso. Essa experiência é muita valiosa.

 

9. CRIADOR DE CÃES

Pode ser necessária experiência, treino específico e licenciamento

Como animais de estimação os cães continuam a ser os mais populares.

Enquanto muitas pessoas estão dispostas a adotar a partir de abrigos de animais, outras estão à procura de uma raça específica. Cães de raça pura são mais populares do que nunca e podem significar avultadas somas de dinheiro. Mas tornar-se um criador de cães é exigente porque implica consumidores mais experientes, com grandes expectativas nas suas compras de estimação. Acima de tudo terá que estabelecer-se como um criador consciente, que se preocupa com a saúde e o bem-estar dos animais que ajuda a trazer ao mundo.

 

10. VENDAS NO EBAY

Você identifica artigos seus ou de outros que pode vender no eBay? Não sendo seus descubra o preço pedido e decida-se por um leilão ou a colocá-lo na sua loja eBay. Em seguida, decida se quer um lance mínimo e quanto tempo você quer que o leilão dure. Vai ter de criar uma conta PayPal para as transações. O site eBay fornece todas as informações que precisa saber arrancar com um negócio eBay.

 

Nota: Este artigo é o primeiro de cinco iniciais e sofreu adaptações de acordo com o contexto nacional. Se quiser partilhar connosco as suas ideias, sugestões e mesmo correcções, teremos muito gosto em recebê-las no email redacao@tribunaalentejo.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.