12 Novembro 2019      12:57

Está aqui

Visita gratuita em Évora a 'Boundless objects’ [Objetos sem limites]

No próximo domingo, dia 17 de novembro, às 11h00, José Alberto Ferreira, Diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura, faz uma visita guiada à exposição Boundless objects [Objetos sem limites]. A visita tem a duração de uma hora e é gratuita.

Situada na interseção da arte, da filosofia, da ciência e da tecnologia, a exposição Boundless Objects [Objetos sem limites] procura reunir práticas de arte contemporânea que interrogam as diferentes dinâmicas em que os objetos emergem e se transmutam. Tanto vivos como não-vivos, os objetos são aqui vistos como forças, conexões, intercâmbios, transformações e fluxos, tornam-se sem limites. Corpos de animais tornam-se corpos de árvores, líquidos tornam-se cristais, o corpo humano torna-se num conjunto de dados, uma semente torna-se numa planta, uma larva torna-se numa mosca, objetos virtuais transitam para o mundo material, com a ajuda dos nossos corpos ou de impressoras 3D; objetos sólidos dissolvem-se, desintegram-se ou tornam-se flexíveis; podem invadir os espaços e assombrar-nos, avisar-nos, ou apenas fazerem, talvez, o que entenderem. Eles afetam-nos tanto quanto nós os afetamos.

Integrada na programação para 2019-2020 do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, a exposição questiona o modo como os objetos emergem nas suas constantes transfigurações, ensaiando uma aproximação à natureza dos objetos enquanto realidade instável.

Com curadoria da polaca Monika Bakke, professora de Estética na Universidade Adam Mickiewicz e amplo percurso internacional, Boundless Objects apresenta obras de 12 artistas oriundos de quatro continentes: Ana Leonor Madeira Rodrigues (PT), Ana Rewakowicz (PL), André Sier (PT), Erica Seccombe (AU), Izabella Gustowska (PL), Jennifer Robertson (AU), Kathy High (US), Marek Wasilewski (PL), Marta de Menezes (PT), Nikolaus Gansterer (AU), Piotr Bosacki (PL) e Renata Rosado (BR).

Centro de Arte e Cultura Eugénio de Almeida

Largo do Conde de Vila Flor, 7000-804 Évora

Tel. 266 748 350

Até 29 março de 2020

Horário: de terça a domingo das 10h00 às 18h00

Preço das exposições: 2 €

www.fea.pt