22 Fevereiro 2022      09:04

Está aqui

Vinhos do Alentejo batem recorde de exportação em 2021

Os Vinhos do Alentejo atingiram valores recorde nas exportações em 2021, com as vendas a crescerem 17,5% em valor, alcançando um total de 69,4 milhões de euros e 11,6% em volume, ao exportarem 19,7 milhões de litros de vinho para o estrangeiro.

A informação é avançada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que destaca a “importante subida” no preço médio por litro que, de janeiro a dezembro de 2021, “valorizou 5,3%, com os vinhos DOC a subirem 9,2% e o Regional a subir 3,0%”.

No mesmo comunicado, a CVRA sublinha que “os ganhos conseguidos em diversos mercados estão a superar a considerável quebra nas exportações para Angola, registada desde 2017”.

Francisco Mateus, presidente da comissão, afirma que “só podemos aplaudir os produtores alentejanos que mostram a sua capacidade exportadora e valorizam cada litro de vinho vendido, demonstrando a qualidade dos vinhos do Alentejo, com os mercados internacionais a mostrarem-se recetivos para pagarem mais pelo vinho da região”.

O responsável acrescenta ainda que “em 2021 estabilizámos a tendência de quebra em Angola e aumentámos as vendas em 11 dos 15 principais destinos do Alentejo, sinais que nos deixam muito expectantes com o futuro das exportações de vinho do Alentejo”.

A CVRA refere também que se registaram crescimentos nas exportações para o estrangeiro, nomeadamente no Brasil (+9% em valor e +4% em volume), na Suíça (+14% em valor e +8% em volume), no Reino Unido (+69% em valor e +54% em volume), na Polónia (+25% em valor e +18% em volume), e na Alemanha (+41% em valor e +24% em volume).

Além disso, a entidade destaca o desempenho da exportação para Espanha (+127% em valor e 134% em volume) e Austrália (+252% em valor e +290% em volume), uma vez que se tratam de “países também eles produtores de vinho e que, habitualmente, vendem mais vinho do que adquirem”.

Recorde-se que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.