25 Agosto 2021      12:29

Está aqui

Viana do Alentejo vai plantar 3000 árvores

Na próxima sexta, dia 27 de agosto, em Viana do Alentejo, decorrerá a apresentação pública do Projeto Além Risco do concelho.

A partir das 18h30, no Jardim do Rossio, serão oferecidas árvores a todos os participantes e será apresentado o projeto que prevê que, no concelho, sejam plantadas 3000 novas árvores até 2023.

Este projeto visa combater as mudanças climáticas com a plantação de 50 mil árvores.

Com frequência nos registos das regiões mais quentes do país, o Alentejo será uma das regiões nacionais que mais pode ser afetado pelas alterações climáticas e o “Além Risco" pretende ajudar a minimizar ou até mesmo inverter esta situação.

O projeto é coordenado por Miguel Bastos Araújo, professor e investigador da Universidade de Évora - galardoado com o Prémio Pessoa em 2018 e pela Globalmoza - Partnerships for Humanity - e é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e um dos objetivos passa por envolver os cidadãos na plantação de milhares de árvores nos aglomerados urbanos do Alentejo Central, permitindo não só reduzir o efeito de “ilha de calor” por eles criados, mas também reforçar a capacidade de adaptação das populações locais ao efeito das ondas de calor na saúde pública.

Ao aumentar o coberto arbóreo dos espaços urbanos, podendo estender-se a espaços periurbanos ou outros, recorrendo sobretudo a espécies autóctones, é possível diminuir as temperaturas médias registadas nestes espaços, em especial no verão.

É financiado pelo EEAGrants (contribuição da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega para a redução das disparidades na Europa e também no reforço da cooperação entre os Estados doadores e os 15 Estados beneficiários da Europa Central e do Sul) e envolverá fundos próprios do município de acordo com o grau de envolvimento do mesmo.

 

Imagem de sciencenews. org