7 Julho 2017      19:44

Está aqui

VIANA DO ALENTEJO DISTINGUIDA NOS "MELHORES MUNICÍPIOS PARA VIVER"

A edição deste ano dos prémios "Melhores Municípios para Viver" distinguiu Viana do Alentejo, no Alentejo Central. A entrega dos prémios, que destaca a qualidade de vida dos municípios, para além das condições materiais, decorreu a semana passada na Faculdade de Psicologia de Lisboa e contou com a participação do autarca Bengalinha Pinto, presidente daquele município.

O Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) convidou os municípios a apresentarem projetos inovadores e que contribuam para a qualidade de vida nos territórios e Viana do Alentejo mereceu uma menção honrosa, tendo sido o único município alentejano a ser distinguido.

A edição deste ano, com o intuito de continuar a fomentar a importância da qualidade de vida como fator de desenvolvimento local, social e económico dos municípios, pretendeu premiar a implementação de projetos municipais inovadores com um maior impacto real no bem-estar dos munícipes a nível social, ambiental ou económico, tendo como indicadores a Saúde, o Urbanismo e Habitação, o Ambiente, a Acessibilidade e Transportes, o Turismo, a Economia e Emprego, o Ensino e Formação, a Identidade, a Cultura e Lazer, a Diversidade, a Tolerância e Segurança e a Felicidade.

A Oficina do Ambiente, o projeto distinguido do Município de Viana do Alentejo, tem estado a trabalhar com a comunidade escolar (350 crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo), desenvolvendo ações que centram o Homem e a Natureza como um ser inteiro e global no ambiente, e divulgar o património natural do concelho.

Este projeto versou por cada ano letivo durante o triénio de 2014-2017, as temáticas Fauna e Flora, Resíduos e Paisagem como essenciais e que estão intimamente associados às alterações climáticas do nosso planeta. Um assunto que está na ordem do dia em todo o mundo e que se enquadra nos pressupostos da Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento e na Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS).

A iniciativa é do INTEC e tem o apoio do Jornal O Sol.

Imagem de capa de sapo.pt