18 Maio 2021      08:51

Está aqui

Vaga de calor leva o Alentejo a bater os 30ºC

Os termómetros vão passar os 30 graus esta semana, com quinta-feira, 20 de maio, a constituir-se como o dia mais quente em todo o país, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O fenómeno deve-se a uma massa de ar quente do Norte de África e, embora, a região do Algarve seja a mais afetada, há zonas do Baixo Alentejo nas quais as temperaturas previstas também ficam acima dos 30ºC, como Castro Verde, Mértola e Serpa, Alcácer do Sal e Beja. Em Évora e Beja os termómetros atingem os “33 e 32 graus”, respetivamente, avisa o IPMA.

Contudo, e apesar de alguns valores serem acima da média para a época, a meteorologista Patrícia Marques disse à TVI que não se justifica um aviso meteorológico.

“O anticiclone a sul dos Açores movimentou-se na direção de Portugal continental trazendo mais calor até quinta-feira”, indicou Patrícia Marques, sublinhando, porém, que maio costuma ser um mês “quente” ou, pelo menos, com vários dias quentes.

Já na sexta-feira as temperaturas voltam a descer, gradualmente, o mesmo acontecendo no fim de semana, novamente por culpa do anticiclone dos Açores, que “sai do seu posicionamento”. Até domingo descem “quatro a cinco graus”.