26 Março 2020      12:57

Está aqui

Covid-19: Universidade de Évora reduz tempo de atendimento do SNS24

São do conhecimento geral os constrangimentos relacionados com o tempo de atendimento da linha SNS24 devido ao enorme aumento de chamadas relacionadas com o novo coronavírus, Coivid-19.

Apesar de várias alterações e de um maior investimento na linha, tem sido difícil aos profissionais da linha SNS dar respostas mais céleres. Face a este problema, investigadores da Universidade de Évora arregaçaram as mangas e procuraram uma solução, surgindo um sistema batizado de “SNS24 Scout”.

Em comunicado da academia alentejana, Paulo Quaresma, coordenador da equipa da Universidade de Évora, revelou que "até ao final do ano contamos ter uma aplicação que tenha a capacidade de sugerir o algoritmo clínico mais adequado a cada situação com uma precisão superior a 95%, reunindo condições para ser integrada na atual aplicação do SNS24".

Este sistema – que apesar de simples requer um planeamento e uma implementação faseada e avaliada – é baseado na inteligência artificial e prevê-se que possa diminuir em pelo menos 5% o tempo de atendimento de cada chamada telefónica da Linha SNS24 o que pode provocar um ganho anual de 350.000 minutos, e, em consequência, um aumento estimado de cerca de 50.000 chamadas telefónicas atendidas, durante um ano, pela Linha SNS24.

Desde janeiro que a equipa desenvolve este projeto que, dada a necessidade provocada pela Covid-19, pode até antecipar a sua posta em prática – era estimada para o final do ano – e ser implementado mais cedo que o esperado.

O desenvolvimento deste projeto abreviado “SNS24 Scout” ma cujo nome é "Aplicação de Metodologias de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural no Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24" surge de uma parceria com Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. (SPMS), e foi realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade de Évora, do NOVA LINCS -- Laboratório de Informática e Ciências da Computação e do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA).

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.