2 Setembro 2022      11:49

Está aqui

Universidade de Évora tem projeto finalista de prémio internacional

O projeto “O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)”, coordenado por Milene Gil, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (UÉ), está entre os finalistas do The Keck Awards, promovido pelo International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works.

Em comunicado, citado pelo portal Ensino Magazine, a UÉ explica que “o estudo está a revelar novas técnicas utilizadas pelo artista e a origem do seu conhecimento e inspiração”.

Milene Gil afirma que é “uma honra estar entre os 10 finalistas deste prémio, que é um dos mais prestigiantes da área da conservação a nível internacional. Mais ainda quando se verifica que é o único por Portugal a constar da lista de nomeados”.

Para a investigadora, este “é o reconhecimento e a valorização do trabalho que está a ser realizado e da partilha com os diferentes públicos”.

Note-se que o vencedor do prémio Keck Award 2022 será decidido a 50% pelo voto do júri e 50% pelo voto do público. Pode votar no projeto português aqui.

Segundo a academia alentejana, o projeto ALMADA “pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal. Em destaque estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, na Igreja de Nossa Sr.ª do Rosário de Fátima, Edifício DN, estações Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e o Liceu EB Patrício Prazeres”.

Este projeto “é uma colaboração conjunta entre o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC-IJF e DEPOF), o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH / UNL) e a Administração do Porto de Lisboa (APL)”.

Além disso, “os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros”.

 

Fotografia de arte-coa.pt