15 Setembro 2021      10:22

Está aqui

Universidade de Évora organiza jantar para mostrar produtos regionais

A Universidade de Évora, no âmbito da iniciativa Km0 Alentejo, está a organizar um Jantar Km0 (com produtos de origem local), no próximo dia 17 de setembro de 2021, pelas 20:00, no antigo refeitório do Colégio Espírito Santo.

Em comunicado, a academia alentejana refere que a confeção do jantar ficará a cargo dos chefes de cozinha Filipe Ramalho, Filipe Rebocho, João Narigueta, Joaquim Saragga, Luís Baena, Pedro Mendes, Ricardo Elvas, Susana Nonato e Vasco Ferreira. O evento terá ainda o apoio dos alunos de restauração da Escola Profissional da Região de Évora – EPRAL.

Antes do jantar, haverá ainda uma prova de vinhos e azeites, assim como uma mostra de produtos Km0, que terá lugar no Claustro do Colégio do Espírito Santo pelas 18:30.

Segundo a mesma fonte, o Km0 Alentejo “é uma iniciativa que tem vindo a fazer o seu caminho desde 2016, no concelho de Évora, dinamizado pelo MED da Universidade de Évora em parceria com instituições como a Câmara Municipal de Évora, o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, o Turismo do Alentejo - ERT, a Fundação Alentejo – EPRAL, a Associação Comercial da Região de Évora, a Slow Food Alentejo e a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM”.

O objetivo é “encurtar a distância entre os produtores e os consumidores dos produtos agroalimentares produzidos na região Alentejo”. A iniciativa foi definida com o apoio da entidade certificadora CERTIS, “um referencial que define regras que nos garantam esta proximidade em todos os pontos da cadeia de valor”.

Assim, a certificação Km0 Alentejo “define que entre produtores e consumidores finais não distem mais do que 50 Km em linha reta. No caso dos restaurantes certificados Km0, estes terão de disponibilizar diariamente pelo menos um menu completo Km0”.

A universidade adianta ainda que esta iniciativa tem “o potencial para ser replicado noutras regiões” e, para isso, “deu-se início à sua implementação na cidade de Évora, aproveitando a dinâmica de turismo que aqui se tem feito sentir”.

De acordo com a mesma fonte, “o turista que nos visita é um turista exigente, que procura autenticidade e aquilo que de mais genuíno existe nesta região, nomeadamente, receitas e produtos locais, bem como as especialidades únicas da nossa gastronomia. É um turista que também tem preocupações com a sustentabilidade e o impacto das suas atividades sobre as regiões que visita”.

O Km0 Alentejo pretende, assim, “promover e dinamizar o desenvolvimento económico e social deste território, bem como a produção sustentável e com baixo impacto sobre o sistema”.