5 Fevereiro 2016      11:39

Está aqui

TIAGO PASSÃO SALGUEIRO TEM IDEIAS PARA O FUTURO DE VILA VIÇOSA

Vila Viçosa, Ideias para o Futuro é um livro e é um projecto ou antes, uma estratégia de revitalização turística do território, que vai ser apresentado publicamente no próximo dia 21 de Fevereiro, às 15 horas, no Hotel Solar dos Mascarenhas e cujo autor, Tiago Passão Salgueiro, faz reverter todos os lucros de venda para instituições sociais da região.

Segundo o autor o projecto pretende criar uma plataforma de debate sobre o futuro de Vila Viçosa, no que concerne à revalorização patrimonial e o consequente desenvolvimento turístico a implementar a médio prazo. O livro apresenta várias propostas articuladas para o património e para o turismo e procura criar uma discussão pública que envolva toda a comunidada, seja política, social e económica.

Tiago Passão Salgueiro chama-lhe ponto de partida para a reflexão sobre assuntos que dizem respeito à comunidade da qual faz parte e que a sua iniciativa é ela própria um acto de cidadania, que procura encontrar soluções para melhorar e diversificar a resposta aos turistas que se deslocam a esta localidade, através de uma plataforma de diálogos entre todos os intervenientes. 

 

SOBRE O AUTOR:

Nasceu em Évora em 1975. Licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora.

Bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages na Universidade de Tunis em 1997 e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz, no âmbito do programa “Erasmus” em 1998. Participou no Curso de Especialização “Boas Práticas de Gestão Cultural”, promovido pelo Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou nas Câmaras Municipais de Vila Viçosa e Sousel. Desempenha as funções de Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 2006.

É membro do Conselho de Redação da Revista de Cultura Callipole, editada pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, desde 2008, participando com diversos artigos sobre a História e o Património de Vila Viçosa. Autor das obras “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584”, editada pela Chiado Editora em 2012; “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, pela Fundação da Casa de Bragança e o romance “A Dúvida, em sentimento transformada” pela Chiado Editora, ambas no ano de 2014.