25 Novembro 2021      07:31

Está aqui

Sines e Mértola assinalam aniversários do Programa Bandeira Azul

Sines recebeu o prémio de “Município Mais Azul” do Alentejo, pelo terceiro ano consecutivo, e Mértola recebeu o Certificado Internacional dos 10 Anos da Praia da Albufeira da Tapada Grande pelas mãos de Mrs. Lesley Jones, presidente da Fundação para a Educação Ambiental.

Em comunicado, a autarquia de Mértola explica que a Conferência de Comemoração dos 35 Anos do Programa Bandeira Azul decorreu no passado dia 19 de novembro, onde “se pretendeu festejar a crescente sustentabilidade das nossas praias, marinas e embarcações, as condições de segurança, serviços, proteção e conservação ambiental e social”.

Além disso, neste evento houve oportunidade de refletir sobre “o futuro das nossas praias e honrar todos os Promotores do Programa Bandeira Azul, que tornam real o Programa Bandeira Azul em Portugal”.

Segundo a autarquia de Sines, na mesma cerimónia, o município recebeu os Certificados Internacionais dos 5 Anos de Bandeira Azul da Praia da Ilha do Pessegueiro, dos 10 Anos da Praia de Vale Figueiros e dos 15 Anos da Praia Grande de Porto Covo.

“Ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas através de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Proteção de Ecossistemas”, refere a câmara de Mértola.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, reconhecida pela UNESCO e pelo PNUMA como líder mundial nas áreas de Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com 77 membros.

 

Fotografia de sines.pt