15 Agosto 2018      22:14

Está aqui

Serpa: Olival intensivo ameaça Louva-a-deus raro e protegido

O louva-a-deus-dos-olhos-pontiagudos (Apteromantis aptera), raro e protegido, foi detetado durante uma sessão de educação ambiental, em junho, com alunos da Escola Secundária de Serpa, no Alentejo, organizada  pela Tagis e pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

Segundo o Diário de Notícias os investigadores encontraram um louva-a-deus, numa herdade em Serpa, que se prepara para plantar um olival superintensivo, e que, de acordo com o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal "é ameaçado pela redução dos ecossistemas tipicamente mediterrânicos".

Este Louva-a-deus, que tem a particularidade de não ter asas, é uma espécie prioritária para a conservação da biodiversidade europeia e está protegida pela diretiva comunitária Habitats, integrando também a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Ainda segundo o DN, os investigadores temem que, com a plantação das oliveiras e o início da produção de azeitonas "esta e outras espécies não resistam à destruição dos seus habitats naturais e à quantidade de pesticidas habitualmente aplicados nestas explorações agrícolas".

Imagem de capa de Alvaro Oporto

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 

 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.