21 Agosto 2017      11:05

Está aqui

SENHOR JESUS DA PIEDADE EM ELVAS TRANSFORMADA EM SANTUÁRIO

A igreja do Senhor Jesus da Piedade em Elvas, acaba de ver publicado em Diário da República o seu novo estatuto de Santuário, como avança o Linhas de Elvas. Segundo o jornal, deu-se início ao processo de ampliação da classificação que merecia, sendo agora redenominado Santuário do Senhor Jesus da Piedade, Santo Padroeiro daquela cidade no Alto Alentejo.

Esta classificação passa a abranger todos os bens imóveis situados até 50 metros dos limites externos da Igreja do Senhor Jesus da Piedade, classificada como Monumento de Interesse Público, em 2014.

Segundo a portaria que a classificou, a igreja foi edificada em 1753, substituindo uma pequena capela construída poucos anos antes, e já demasiado exígua para a romaria que atraía, uma das mais concorridas da região, justificando a configuração e amplitude do adro e escadaria fronteiros.

Na fachada destacam-se as torres, implantadas obliquamente em relação ao alçado, formando com o corpo central uma espécie de contracurva ou harmónio, e conferindo forte unidade à fachada, no que constitui uma solução rara no país, embora comum na Europa germânica e no Brasil. As cúpulas bolbosas das torres e o frontão do templo, claros elementos barrocos, conjugam-se com a linearidade dos restantes elementos e com a depuração dos alçados, mais próximos da arquitetura de tradição nacional.

O interior é revestido por mármores polícromos, que se repetem nos altares laterais (com telas de Cyrillo Wolkmar Machado), nos púlpitos de mármores e no retábulo da capela-mor, ligando-se esta última à nave através de um corpo octogonal. Merece ainda referência a sacristia, com teto pintado, portas com almofadas entalhadas e douradas, e revestimento azulejar setecentista.

Imagem de capa de Joaquim Candeias.

 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.