3 Junho 2020      17:12

Está aqui

Sabonetes biológicos dignos de Cleópatra nascem numa aldeia alentejana

Uma parceria nasceu numa aldeia alentejana, inspirada pela história da pele macia como veludo da Cleópatra, a última rainha do Egipto, que, segundo consta, devia essa característica a banhos com leite de burra.

Falamos da aldeia de Azaruja, no Distrito de Évora e de duas pequenas empresas, a PEPE AROMAS e a OLIVAE, que se uniram para produzir sabonetes biológicos, desta vez, de azeite, leite de cabra e figueira-da-índia. O óleo puro, a fruta e a palma de figo-da-índia são os ingredientes principais que, misturados com diferentes flores e frutos, libertam um aroma digno de registo na nossa memória olfactiva já para não falar da textura aveludada à qual o corpo depressa se habitua. Dizem eles e nós acreditamos.

Ambas fundadas em 2013 e com sede em Azaruja, aldeia do concelho de Évora, a PEPE AROMAS e a OLIVAE criaram recentemente um espaço comum no qual desenvolveram um novo produto, isento de químicos, que reflecte conceitos como sustentabilidade, estímulo à produção local e aproveitamento da matéria-prima que resulta da natureza circundante. Ali há oliveiras, figueiras- da-índia, tomilho bela-luz, rosmaninho, alecrim e até cortiça, um exfoliante natural que decidiram integrar numa das variedades.

Elza Ferreira Neto, da OLIVAE, explica como foi lançada a semente desta parceria no final de 2019. “Já tinha experimentado fazer sabonetes com óleo de semente de figo-da-índia e um dia fiz chegar à PEPE AROMAS alguns exemplares para que experimentassem.” Receptivos à ideia de um novo produto onde entrasse a figueira-da-índia, Susana Ferrão Mendes e José Ricardo Ferrão, responsáveis pela empresa agrícola, aderiram com entusiasmo e rapidamente montaram um pequeno laboratório onde foram feitos os cruzamentos sensoriais. Uma semana depois os sabonetes tomavam forma. A partir destes, foram trabalhados os detalhes para chegar a três variedades de sabonetes biológicos com a marca PEPE AROMAS. “Criámos o sabonete de figo-da-índia aroma a laranja, o sabonete de palma de figo-da-índia aroma a limão e o sabonete de figo-da-índia aroma a alecrim com pepitas de cortiça, um exfoliante natural”, afirma Susana Ferrão Mendes salientando que esta é outra forma de utilizar a cortiça que resulta num produto diferenciador.

A OLIVAE, com ampla experiência na produção de sabonetes artesanais de leite de cabra serpentina, apoiada nesta parceria, conseguiu a certificação biológica de quatro tipos de sabonetes todos eles feitos com azeite biológico produzido pela PEPE AROMAS. “Esta parceria junta o know how de duas empresas que, embora desenvolvam actividades diferentes, optimizam processos internos, aumentam o portefólio de produtos, somam competências, alargam a carteira de clientes, inovam e reforçam a competitividade”, acrescenta Elza Ferreira Neto que acredita num consumidor atento e informado que valoriza os produtos naturais e o modo de produção biológico, com respeito pela natureza. 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.